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Ex-voto
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Documento
Metadados
Miniatura
Título
Ao Bom Jesus de Matosinhos
Número de registro
195
Denominação
Ex-voto
Classificação
Local de produção
Data de produção
Acervo
Museu do Diamante
Procedência
Distrito de Diamantina
Autor
Material/Técnica
douramento | entalhe | folha de ouro | madeira | policromia | tinta
Temas
Altura (cm)
24,5
Largura (cm)
39
Resumo descritivo
Ex-voto (pintura) confeccionado à têmpera sobre tábua de madeira (cedro) recortada em curvas e contracurvas, de formato irregular, onde se destacam extremidades superiores em ponta e friso interno em tom vermelho. Em primeiro plano, piso em tom marrom, tendo, à direita, duas figuras femininas, de pé e de perfil. Uma delas com cabelos esticados para trás, cacheados nas pontas, trajando camisa laranja, saia longa vermelha e xale branco com nó frontal e sapatos de salto pretos com broche. Apresenta seu braço direito flexionado e mão posicionada na altura do peito, e seu braço esquerdo voltado para baixo. Ao seu lado, a outra figura feminina, com turbante branco, gargantilha no pescoço, trajando blusa vermelha, de mangas compridas, com babado branco, deixando ombros parcialmente aparentes, além de saia azulada e faixa vermelha envolta na cintura. Pés calçados com sapatos pretos de salto. Braços flexionados com mãos oferecendo refeição em tigela. À sua frente, mesa marrom com pés em volutas, forrada por toalha vermelha, tendo tigela na superfície. Na parte central, encostado à mesa, figura masculina representando padre, sentado, de cabelos castanhos e grisalhos. (cont. em observações)Traja batina preta sobre camisa de gola branca e tem as mãos unidas em posição de oração. Pés calçados com sapatos pretos ornado com fivelas. À esquerda da cena, figura feminina agonizante, de perfil, enferma, deitada sobre leito e coberta por colcha azul, traja camisola branca de mangas compridas e turbante branco, tendo colar de misangas circulares marrons, em cinco voltas, com pedantife vermelho. Tem a cabeça apoiada sobre travesseiros e, ao seu lado, mocho com pés recortados. Em segundo plano, paredes da casa, em tom marrom, portal azul e branco e porta de madeira encimada por aparição de Cristo Crucificado, com braços estendidos e presos à cruz marrom. Traja perizônio e está circundado por raios de sol sob fundo amarelo e nuvens brancas. À esquerda da cena, janela de madeira emoldurada em azul e branco. Na parte inferior, legenda sob fundo claro e marrom, com as seguintes inscrições, em letras pretas: “M.L.F.O Senhor de Mattozinhos, a Maria Angelica da Conceissão que estando Comhum froxo de/ sangue sem ter mais esperança devida epegando-se Comodº S. nofim deoito dias Logo cobrou milhoras. em 23 de Junho de 1787.” . Abaixo da inscrição, dois ornatos florais, em perto, encerram a terceira linha do texto. Fundo em madeira lisa. Na listagem complementar manuscrita de 53 são citados: “5 ex-votos recolhidos da Igreja de B. Jesus de Matosinhos de Conde de Magalhães”, enquanto na lista de 1954 são citados: “5 quadros de ex-votos de Bom Jesus (Rio Manso)”. Atualmente, na coleção do museu só foram encontrados 4 ex-votos referentes a Bom Jesus do Matosinhos, estando dois na exposição permanente e dois localizados em Reserva Técnica. Numa das fichas catalográficas é citada procedência de Belo Horizonte. Documentação encontrada no dossiê: 1) Ficha cadastral do Ministério da Educação e Cultura, datilografada e assinada pelo informante e pelo dirigente do órgão, Antonio Eugenio Nascimento e João Brandão Costa (respectivamente), datada de 06/12/1970. 2) Ficha cadastral do Ministério da Educação e Cultura, datilografada e datada de 11/11/1974. 3) Ficha datilografada do MEC/IPHAN, referente ao inventário de 1981, sem assinatura, com foto preto-e-branca. 4) Ficha de Acervo Museológico GMCH/MG, em formato de fichário, assinada por Tânia Bravo Leite e por Celina Santos Barboza (1989/1990), com foto preto-e-branca colada. 5) Ficha de Catalogação de Acervo Museológico, registrada por Tânia Bravo Leite (1989) e revisada pela museóloga do Museu da Inconfidência, Celina Santos Barboza, em 1990 (ficha datilografada). 6) Foto em preto-e-branco, de pequenas dimensões, e outra colorida tamanho 10x15cm. 7) Ficha do IPHAN/ 13ª Coordenação Regional, assinada por Ronney Leite Brito, referente à Análise do Estado de Conservação do Acervo/ Museus Vinculados 13ª CR, datada de 12/01/1996.
Marcas/Inscrições
Na legenda, em tinta preta: “M.L.F.O Senhor de Mattozinhos, a Maria Angelica da Conceissão que estando Comhum froxo de/ sangue sem ter mais esperança devida epegando-se Comodº S. nofim deoito dias Logo cobrou milhoras. em 23 de Junho de 1787.”
Dados históricos
Sobre Ex-voto: “Testemunho por meio do qual um devoto manifesta gratidão à divindade, ou a um santo, por uma graça especial, mística ou mágica do autor do milagre. Esse testemunho apresenta-se: a) como representação iconográfica (geralmente pintura) da graça obtida e envolve a natureza do milagre (iminência de morte ou destruição, enfermidade ou perigo), o agraciado e o santo; (...) A tradição cultural portuguesa transplantou-se para o Brasil e com ela as práticas do catolicismo ortodoxo ou popular, ergueram-se ermidas, capelas, igrejas, santuários, e as “salas dos milagres” se povoaram de peças esculpidas e de “quadros”. No séc. XVIII, estes eram executados à maneira portuguesa, sobretudo no litoral e em Minas Gerais; eram pinturas em geral primitivas que, embora reproduzissem o ambiente colonial, refletiam a tradição lusa. Mas a grande maioria dos ex-votos se concentra no séc. XIX e tem características bem brasileiras: os temas rurais ou urbanos são documentos ricos em informações; abrangem todas as classes – da aristocracia aos escravos – as práticas da medicina e os enfermos, a arquitetura, a indumentária, a flora e a fauna; representam cenas de agressões de animais, naufrágios, acidentes com carros ou queda de cavalo, incêndios, ataques de inimigos. Nos ex-votos de influência portuguesa o quadro se apresenta em dois planos: o do milagre propriamente dito com a legenda (comum ou em cartela); e do agente sobrenatural envolto num círculo de nuvens, ou entrando por portas e janelas ou, ainda, sob a forma da imagem tal como figura no altar de devoção (nas cenas de doenças o crucifixo ou a imagem do santo aparece na parede sobre a cama do doente).” (1)
Referências bibliográficas/arquivísticas
(1) MOUTINHO, Stella Rodrigo Octavio et alli. Dicionário de Artes Decorativas e Decoração de Interiores. Ed. Nova Fronteira, 1999. Pág. 145.