Título
São Francisco de Paula
Número de registro
164
Denominação
Santo
Classificação
Local de produção
Data de produção
Acervo
Museu do Diamante
Procedência
Igreja de Nossa Senhora do Rosário | Diamantina | [Minas Gerais]
Autor
Material/Técnica
douramento | entalhe | folha de ouro | madeira | policromia | tinta
Temas
Altura (cm)
35,5
Largura (cm)
15,5
Profundidade (cm)
11
Resumo descritivo
Escultura religiosa, de médio porte e manufatura erudita, confeccionada em madeira (cedro) entalhada, policromada e dourada, representando São Francisco de Paula. Figura masculina, idosa, de pé, em posição frontal, com cabeça levemente inclinada e voltada à direita. Apresenta cabelos grisalhos e cacheados cobertos pelo capuz da indumentária da Ordem dos Mínimos, com orifício na cabeça para encaixe de resplendor (este inexistente). Orelhas parcialmente aparentes, testa curta, carnação em tom esbranquiçado, sobrancelhas arqueadas em tom acinzentado, olhos amendoados e resinados, tendo o olhar de contemplação direcionado para baixo e cílios pintados. Apresenta nariz aquilino, maçãs do rosto em tom vermelho claro e com os ossos proeminentes (rosto magro), além de boca entreaberta de lábios vermelhos com dentes e língua aparentes. Barba longa e encaracolada com as duas extremidades arrematadas em caracóis. Traja túnica longa, estofada, de mangas compridas e largas, com panejamento movimentado, pintada em tom verde escuro e ornada por motivos fitomorfos e tracejado (na técnica do esgrafito), tendo barra inferior em dourado (na técnica do pastilho). Sobre a túnica, escapulário no mesmo tom, de recorte inferior arredondado e extensão até os quadris, ornado por motivos fitomorfos e florais, além de volutas sobre fundo com tracejado seguindo a mesma padronagem da túnica. Barra dourada. Ao centro do escapulário, círculo raiado representando o sol e contendo a inscrição: “CHA/ RI/...” (de Charistas - atributiva ao santo). Cont em OBSERVAÇÕES.Santo com os braços flexionados, tendo na sua mão direita, de dedos longilíneos, em posição de quem segura um cajado (este inexistente). Apresenta barriga proeminente e sua perna direita levemente flexionada com o pé disposto mais atrás. Pés descalços com ossatura e unhas bem delineados. Imagem apoiada sobre base escalonada com a parte frontal abaulada e com pintura em escaiola nos tons vermelho e bege. Medidas complementares: (base) – L=12,7 cm; Prof.=9,7 cm. Documentação encontrada no dossiê: Ficha amarela, com foto preto-e-branca, datilografada, que cita: “Imagem de São José recolhida da igreja de N. S. do Rosário”. Ficha de Catalogação de Acervo Museológico, registrada por Tânia Bravo Leite (1989) e revisada pela museóloga do Museu da Inconfidência, Celina Santos Barboza, em 1991 (ficha datilografada). Ficha cadastral, preenchida a lápis por Tânia Brava, em 1989. 4) Foto colorida. 5) Ficha de Acervo Museológico GMCH/MG, em formato de fichário, assinada por Tânia Bravo Leite e por Celina Santos Barboza (1989/1991). 6) Ficha do IPHAN/ 13ª Coordenação Regional, assinada por Ronney Leite Brito, referente à Análise do Estado de Conservação do Acervo/ Museus Vinculados 13ª CR, sem data.
Marcas/Inscrições
Ao centro do escapulário, círculo raiado representando o sol e contendo a inscrição: “CHA/ RI/...”.
Dados históricos
Sobre São Francisco de Paula (1416-1507): “Fundador da Ordem dos Mínimos (frades menores reformados), nasceu em Nápoles e viveu como eremita, cujo lema era a caridade. Acrescentou o voto de humildade à regra da Ordem Franciscana./ Sua festa é celebrada a 2 de abril./ Apresenta-se como ancião, vestindo hábito semelhante ao dos franciscanos, porém provido do escapulário curto, que termina em forma de meio círculo, e um cordão à cintura. Sobre o escapulário, à altura do peito, está representado o símbolo do Santo: um sol, tendo ao centro, a palavra Charitas ou Humilitas. A cabeça é coberta por um capuz e, à mão, leva um cajado a peregrino.” (1) Sobre Arte Sacra: “Era a religião o principal fator comum na sociedade colonial brasileira setecentista. A religião católica, com a variedade do seu culto, estava presente no dia-a-dia, quer nos jejuns e abstinências, quer através de ofícios divinos, confissões e comunhões, quer com procissões e festas religiosas./ A devoção religiosa no antigo Arraial do Tijuco foi descrita pelo viajante George Gardner (1942, p.384) da seguinte maneira: “A cidade conta três ou quatro belas igrejas; uma delas, chamada N.S. do Rosário, que pertence aos negros da costa da África, e tem sobre um elevado altar a imagem da Virgem preta. Como morávamos perto desta igreja, assisti muitas noites às celebrações de uma de suas festas a que se achavam presentes, além dos pretos que habitualmente freqüentavam a igreja, muitos dos mais respeitáveis representantes do sexo masculino e feminino da cidade./ Tudo se fazia com perfeita propriedade e certa noite ouvi excelente sermão pregado por um dos sacerdotes locais”./ Minas Gerais, província do ouro e do diamante, centro de riqueza do Brasil colônia por quase um século, teve condições excepcionais de possuir uma imaginária rica. Na significativa produção mineira, se destacam as pequena imagens domésticas adequadas aos oratórios, que, desde o fim do século XVIII, adornavam as casas de família. Estes oratórios, geralmente de pequeno porte, surgiram em face da fé religiosa e do aumento da população com a febre da mineração. Dentre esta produção podemos destacar os conhecidos oratórios D. João V. Com talha rococó e pintura interna, estes oratórios envidraçados são povoados com pequenas imagens de pedra, freqüentemente brancas, com pintura em algumas partes e pouca decoração em ouro, existindo em vários tipos, com tamanhos diversos ou apenas a caixa com o presépio. Foram largamente produzidos do fim do século XVIII até a primeira metade do século XIX, encontrando-se inúmeros exemplares em outros estados do país.” (2)
Referências bibliográficas/arquivísticas
(1) CUNHA, Maria José Assunção da. Iconografia Cristã. Ed. UFOP/ IPAC. Ouro Preto, 1993. Pág. 91. (2) PESTANA, Til Costa. In Catálogo do Museu do Diamante. Ed. Iphan/ Ministério da Cultura. Pág. 22.





