Número de registro
708
Denominação
Pia ritual com reservatório de água
Classificação
Local de produção
Data de produção
Acervo
Museu do Diamante
Procedência
Diamantina | Minas Gerais
Autor
Temas
brasil | construção religiosa | minas gerais | século xviii/xix
Altura (cm)
35
Largura (cm)
30
Resumo descritivo
Pia ritual [com reservatório de água], ambos confeccionados em madeira. Pia com recorte retilíneo na parte posterior e com a parte frontal côncava, tendo ornamentação estriada em relevo, apresentando vestígios de pintura em tom azul. Na parte frontal, bacia recortada em madeira correspondente ao reservatório de água encaixada no objeto. Parte inferior em tábua vertical delgada arrematada por ponta para fixação na parede da construção.
Dados históricos
Sobre Pia: “Bacia destinada a conter água. No Renascimento, certas pias de cerâmica para lavar as mãos eram fixadas à parede, e conhecem-se exemplares com decoração esmerada (...). Pia de água-benta. Nas igrejas, recipiente côncavo fixado à parede no pórtico ou vestíbulo ou numa das demais portas do templo; não raro tem forma de concha ou é decorado em gomos. Entre as famílias cristãs muito piedosas, era usual a presença de pequena pia de água-benta à entrada das casas.” (1)
Referências bibliográficas/arquivísticas
(1) MOUTINHO, Stella Rodrigo Octavio et alli. Dicionário de Artes Decorativas e Decoração de Interiores. Ed. Nova Fronteira, 1999. Pág. 291.





