Número de registro
190
Denominação
Anjo de retábulo
Classificação
Local de produção
Data de produção
Acervo
Museu do Diamante
Procedência
Igreja de Caeté | Minas Gerais
Material/Técnica
douramento | entalhe | folha de ouro | madeira | policromia | tinta
Temas
barroco | brasil | minas gerais | religião | século xviii
Altura (cm)
45
Largura (cm)
17,6
Resumo descritivo
Anjo [de retábulo] confeccionado em madeira (cedro) entalhada e policromada, correspondente ao lado esquerdo do retábulo. Figura de criança, desnuda, com rosto redondo e corpo voltado à esquerda, cabelos curtos e cacheados, partidos lateralmente e com mechas estriadas. Apresenta testa curta, olhos amendoados (com orifícios), nariz arrebitado, bochechas proeminentes, boca com lábio inferior carnudo e queixo duplo. Musculatura do tórax pouco definida, tendo seu braço direito disposto em diagonal, atravessado sobre o peito e direcionado para baixo. Barriga proeminente, órgão genital levemente representado, pernas roliças voltadas à esquerda. Possui faixa atravessada sobre o peito e arrematada por nó em formato esférico, ornado por orifícios e terminada em tecido com panejamento movimentado. Carnação em tom bege. Apresenta vestígios de base de preparação (conhecida como “bolo armênio”).
Dados históricos
Sobre escultor Francisco Vieira Servas (1720 + 1811): “...Pertencia à Ordem terceira do Carmo de Vila Rica e à irmandade de São Miguel das Almas de Caeté...Características:/ Na escultura ocorrem arrebites no panejamento, anjinho com nariz pontudo e perfil de boca com lábio superior proeminente, cabeleiras esvoaçantes. Os retábulos apresentam decorativismo ornamental e uso de arbaleta (sanefa curva).” (1)
Referências bibliográficas/arquivísticas
(1) CAMPOS, Adalgisa Arantes. Cultura Barroca e Manifestações do Rococó em Minas Gerais. Ed. Fundação de Arte Ouro Preto, MG, 1998. Pág. 28.





