-
173-2
Título
Nossa Senhora do Rosário
Número de registro
173
Denominação
Tocheiro
Classificação
Local de produção
Data de produção
Acervo
Museu do Diamante
Procedência
Igreja de N. Sª do Carmo | Diamantina | Minas Gerais
Autor
Material/Técnica
Temas
Altura (cm)
63
Largura (cm)
18,7
Resumo descritivo
Tocheiro confeccionado em madeira entalhada, torneada e dourada. Apresenta haste vertical encimada por arandela circular na parte superior para encaixe da vela (bocal quebrado). Na face inferior da arandela, gomos arrematados por folhas em relevo. Haste cilíndrica ornada por discos, estrangulamentos, folhas de acanto e gomos. Haste apoiada sobre placa triangular escalonada. Base em tripé, trifacetada, contendo, em cada face, medalhão com a parte central ovalada, circundada por contorno em folhas e volutas, com ornamentação acima dos três pés em formato de folha estilizada arrematada na parte inferior por voluta e tendo na face central três flores-de-lis dispostas em linha vertical. Pés em sapata, contornados por frisos e recortada por estrutura em curva.
Dados históricos
Sobre Tocheiro: “Grande castiçal para vela ou tocha de cera usado outrora para iluminar recintos amplos; tanto pode ser usado no chão como sobre os móveis. Tem, em geral, um pino onde se espeta a vela. Os tocheiros de mesa, medindo cerca de 60 cm, são normalmente para uma luz, e deles se conhecem, entre nós, belos exemplares de altar, sobretudo do período Barroco, feitos de madeira entalhada dourada ou natural, ou de metal.” (1)
Referências bibliográficas/arquivísticas
(1) MOUTINHO, Stella Rodrigo Octavio et alli. Dicionário de Artes Decorativas e Decoração de Interiores. Ed. Nova Fronteira, 1999. Pág. 384.





