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712-2
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712-3
Título
Ao Bom Jesus de Matosinhos e Nossa Senhora
Número de registro
712
Denominação
Ex-voto
Classificação
Local de produção
Data de produção
Acervo
Museu do Diamante
Procedência
Distrito de Diamantina
Autor
Material/Técnica
entalhe | madeira | policromia | tinta
Temas
Altura (cm)
34
Largura (cm)
36
Resumo descritivo
Ex-voto (pintura) confeccionado à têmpera sobre tábua de madeira (jacarandá mineiro), de formato retangular, com moldura frisada. Em primeiro plano, cena com figura feminina negra, deitada sobre leito de madeira, sob piso ornado por losangos em tom alaranjado e com bacia. Personagem de olhos claros abertos, enferma, apoiada sobre travesseiro, trajando turbante e túnica de mangas compridas brancos, e coberta por colcha laranja sobre a qual apóia suas mãos (na altura da barriga). Em segundo plano, na parte superior direita, representação de Cristo Crucificado circundado por raios de sol em traços vermelhos e nuvens brancas. Figura masculina, com braços estendidos e presos à cruz marrom tendo placa com a inscrição “IN/RI”. Tem a cabeça caída sobre seu ombro direito, olhos abertos e cabelos castanhos longos cacheados. Apresenta chagas em tinta vermelha por todo corpo. Traja perizônio com nó lateral. Pés juntos e presos por cravos. Ao centro, espécie de janela marrom com portas amarelas e peanha marrom. Na parte superior esquerda, representação de N.Sª, de pé, com Menino Jesus ao colo, trajando túnica e manto longos e circundada por raios de sol em traços vermelhos, nuvens e três querubins de cabelos castanhos cacheados e asas vermelhas. Na parte inferior da cena, casarios em tom amarronzado. Fundo claro. (cont. em observações).Na parte da legenda, inscrição pouco legível em tom marrom (duas linhas): “... Senhor domatusinhos.../ ...o coração...Srª...” Na listagem complementar (manuscrita) de 1953, são citados: “5 ex-votos recolhidos da Igreja de B. Jesus de Matosinhos de Conde de Magalhães”, enquanto na lista de 1954 são citados: “5 quadros de ex-votos de Bom Jesus (Rio Manso)”. Atualmente, na coleção do museu só foram encontrados 4 ex-votos referentes a Bom Jesus do Matosinhos, estando dois na exposição permanente e dois localizados em Reserva Técnica. Documentação encontrada no dossiê: 1) Ficha datilografada do MEC/IPHAN, referente ao inventário de 1981, sem assinatura. 2) Ficha de Acervo Museológico GMCH/MG, em formato de fichário, assinada por Tânia Bravo Leite e por Celina Santos Barboza (1989/1990). 3) Ficha do IPHAN/ 13ª Coordenação Regional, assinada por Ronney Leite Brito, referente à Análise do Estado de Conservação do Acervo/ Museus Vinculados 13ª CR, datada de 10/04/1996.
Marcas/Inscrições
Na legenda, em tinta marrom: “... Senhor domatusinhos... / ...o coração...Srª...” Na placa: “IN/RI”
Dados históricos
Sobre Ex-voto: “Testemunho por meio do qual um devoto manifesta gratidão à divindade, ou a um santo, por uma graça especial, mística ou mágica do autor do milagre. Esse testemunho apresenta-se: a) como representação iconográfica (geralmente pintura) da graça obtida e envolve a natureza do milagre (iminência de morte ou destruição, enfermidade ou perigo), o agraciado e o santo; (...) A tradição cultural portuguesa transplantou-se para o Brasil e com ela as práticas do catolicismo ortodoxo ou popular, ergueram-se ermidas, capelas, igrejas, santuários, e as “salas dos milagres” se povoaram de peças esculpidas e de “quadros”. No séc. XVIII, estes eram executados à maneira portuguesa, sobretudo no litoral e em Minas Gerais; eram pinturas em geral primitivas que, embora reproduzissem o ambiente colonial, refletiam a tradição lusa. Mas a grande maioria dos ex-votos se concentra no séc. XIX e tem características bem brasileiras: os temas rurais ou urbanos são documentos ricos em informações; abrangem todas as classes – da aristocracia aos escravos – as práticas da medicina e os enfermos, a arquitetura, a indumentária, a flora e a fauna; representam cenas de agressões de animais, naufrágios, acidentes com carros ou queda de cavalo, incêndios, ataques de inimigos. Nos ex-votos de influência portuguesa o quadro se apresenta em dois planos: o do milagre propriamente dito com a legenda (comum ou em cartela); e do agente sobrenatural envolto num círculo de nuvens, ou entrando por portas e janelas ou, ainda, sob a forma da imagem tal como figura no altar de devoção (nas cenas de doenças o crucifixo ou a imagem do santo aparece na parede sobre a cama do doente).” (1)
Referências bibliográficas/arquivísticas
(1) MOUTINHO, Stella Rodrigo Octavio et alli. Dicionário de Artes Decorativas e Decoração de Interiores. Ed. Nova Fronteira, 1999. Pág. 145.





