-
558-2
-
558-3
Título
Cristo Crucificado
Número de registro
558
Denominação
Crucifixo [fragmento] (Cristo)
Classificação
Local de produção
Data de produção
Acervo
Museu do Diamante
Procedência
Igreja de Carbonita | Barreiras | Minas Gerais
Autor
Material/Técnica
douramento | escultura | folha de ouro | madeira | policromia | tinta
Temas
Altura (cm)
30
Largura (cm)
7
Resumo descritivo
Escultura religiosa, confeccionada em madeira entalhada, policromada e dourada, representando Cristo Crucificado (Senhor do Bonfim). Figura masculina, com cabeça voltada para baixo e apoiada sobre seu ombro direito, cabelos longos de ondas largas, em tom castanho escuro, tendo mecha caída à frente sobre seu ombro direito, rosto fino, testa curta com marcas de sangue em tinta vermelha, olhos fechados, nariz aquilino, barba e bigode curtos, em tom castanho e vestígios de tinta vermelha e boca pequena fechada. Tez com carnação em tom bege. Apresenta musculatura do peito bem definida. Traja perizônio em tom bege com barra em dourado, com nó lateral, de panejamento pouco movimentado. Corpo longilíneo, com pernas levemente flexionadas e pés sobrepostos, estando seu pé direito apoiado sobre o esquerdo. Apresenta chagas em tom vermelho espalhadas por diversas partes do corpo: testa, rosto, pescoço, cintura, pernas, joelhos, tornozelos e pés. Dedos dos pés alongados.
Dados históricos
Sobre Jesus Crucificado: “Representações da cena do Calvário nas quais é comum serem as imagens em tamanho natural, articuladas nos membros superiores a fim de servirem nas encenações do descendimento da cruz, na Sexta-Feira Santa./ Cristo aparece envolvido na cintura por uma faixa branca, denominada perizônio, amarrada por cordas ou nó do próprio tecido. Os braços estão suspensos e presos à cruz por meio de cravos. Os pés, às vezes, estão separados ou unidos um sobre o outro por cravos, apoiados ou não em supedâneo./ Às vezes tem a cabeça caída sobre o ombro e os olhos fechados, sendo chamado de Senhor do Bonfim./ Noutras representações, no conjunto do Calvário, aparecem a Virgem das Dores, São João Evangelista e Maria Madalena, no topo da colina onde está a cruz./ Cristo pode ainda ser representado junto aos outros crucificados, o Bom e o Mau Ladrão, à direita e à esquerda da cruz, respectivamente./ Sobre a cruz, aparece uma placa com as iniciais INRI ou Jesus Nazareno, Rei dos Judeus.” (1) Sobre Crucifixo: “Cruz latina com a imagem de Jesus crucificado. É a mais alta expressão do Cristianismo, presente nos altares, reverenciado em obras de elevado valor artístico. O crucifixo pode ser preso à parede ou solto, e, neste caso, é pousado, e tem por base uma peanha. A imagem de Cristo é geralmente esculpida, mas, nos crucifixos mais antigos, era pintada na madeira. Na arte cristã Jesus aparece a princípio com a sobriedade de expressão do fim da Idade Média, passando depois ao rigor anatômico Renascentista para chegar à dramaticidade do Barroco notável sobretudo na arte espanhola.” (2)
Referências bibliográficas/arquivísticas
(1) CUNHA, Maria José Assunção da. Iconografia Cristã. Ed. UFOP/ IPAC, Ouro Preto,1993. Pág. 36. (2) MOUTINHO, Stella Rodrigo Octavio et alli. Dicionário de Artes Decorativas e Decoração de Interiores. Ed. Nova Fronteira, 1999. Pág. 104.





