
DESTAQUE:
Mineração
Os utensílios de mineração presentes no acervo do MD refletem a centralidade da exploração do ouro e dos diamantes na formação de Diamantina e de seu meio social. A descoberta dos diamantes atraiu um grande contingente populacional para a região e um forte aparato administrativo para o controle da produção durante o século XVIII. O acervo do Museu apresenta diversos instrumentos utilizados para exploração e classificação do ouro e do diamante, como balanças, crivos, bateias e utensílios de garimpo manual.

Medidores de ouro
Conjunto de medidores de ouro em pó, composto por oito unidades, confeccionadas em metal (bronze). Cada peça apresenta corpo em formato cônico, tendo a base retilínea, de tamanhos diferenciados, que se encaixam uns nos outros, compondo uma peça única.

Conjunto de crivos com estojo
Conjunto de crivos, composto por oito unidades confeccionadas em metal dourado (latão) com orifícios para classificação do diamante. Apresenta estojo em caixa cilíndrica em metal, com tampa circular e parte central interna composta por chapa perfurada de metal.


![Goiva [fragmento] (pá)](https://museudodiamante.acervos.museus.gov.br/wp-content/uploads/2020/08/832-1.jpg)
![Almocafre [fragmento] (pá)](https://museudodiamante.acervos.museus.gov.br/wp-content/uploads/2020/08/831-1.jpg)

![Enxada [fragmento] (pá)](https://museudodiamante.acervos.museus.gov.br/wp-content/uploads/2020/08/829-1.jpg)


