Número de registro
594
Denominação
Revólver
Classificação
Local de produção
Data de produção
Acervo
Museu do Diamante
Procedência
Minas Gerais
Autor
Temas
armaria | brasil | século xix
Altura (cm)
4,6
Largura (cm)
12
Comprimento (cm)
23
Resumo descritivo
Revólver confeccionado em metal (ferro e aço), com tambor cilíndrico para seis balas e coronha em marfim. Peça composta por cano delgado e facetado (octogonal), tendo, na extremidade superior, pequeno triângulo saliente arrematado por esfera para mirar o alvo. Na outra extremidade da arma, a trava para engate do sistema. Tambor fixado em estrutura em ferro chapado, tendo prolongamento inferior correspondente ao gatilho (em semicírculo). Apresenta coronha ligeiramente curva, compostas lateralmente por duas faces lisas em marfim, presas à estrutura sinuosa central em ferro através de prego.
Dados históricos
Sobre Revólver: “Revólveres são armas cujo tambor faz um movimento circular (“revolving””, em inglês). O Colt foi uma das primeiras armas de repetição, podendo disparar até seis vezes em seqüência, sem necessidade de recarga. Mesmo não tendo sido projetado para a caça, acabou por ser muito usado nessa função, devido a sua leveza, precisão e potência.” (1)
Referências bibliográficas/arquivísticas
(1) Catálogo de exposição temporária do Museu Histórico Nacional. In: Armas que não vão à guerra. Ed. FNPM/ Ministério da Cultura. Rio de Janeiro, 1988.





