-
711-2
Título
O Calvário
Número de registro
711
Denominação
Pintura religiosa
Classificação
Local de produção
Data de produção
Acervo
Museu do Diamante
Procedência
Diamantina | Minas Gerais
Autor
Material/Técnica
entalhe | madeira | policromia | tinta
Temas
Altura (cm)
57
Largura (cm)
36
Resumo descritivo
Pintura religiosa à têmpera sobre madeira, representando a cena do Calvário, de formato retangular, tendo a parte superior recortada em curvas. Em primeiro plano, figura feminina, jovem, ajoelhada, representando Maria Madalena, posicionada de perfil, de cabelos ondulados compridos, em tom castanho, com olhar de sofrimento, chora sobre o pano branco que segura com sua mão direita. Com seu braço esquerdo apoiá-se na cruz. Traja túnica em tom claro, de mangas compridas, sob manto azul apoiado sobre seu ombro esquerdo. Ao pé da cruz, ossos cruzados e caveira. Na parte superior, figura masculina representando Cristo Crucificado, com braços estendidos e presos à cruz através de cravos. Figura com cabeça caída sobre seu ombro direita e olhos cerrados (sendo chamado de Senhor do Bonfim). Apresenta musculatura pouco definida e chagas, em tinta vermelha, no pescoço, braços, mãos, peito, quadris, joelhos e pés, estes cruzados e presos por cravo. Traja perizônio branco com nó lateral. Cabelos compridos, bigode e barba em tom castanho escuro. Sobre sua cabeça, coroa de espinhos circundada por raios de sol, além de placa com a inscrição, em tinta preta “I.N.R./I.” (Jesus Nazareno, Rei dos Judeus). Em segundo plano, representação de colina, céu azul, tendo nuvens dispostas nas laterais. Parte posterior em tábua lisa sustentada por duas ripas horizontais de madeira.
Marcas/Inscrições
Inserida em placa, em tinta preta: “I.N.R./I.”
Dados históricos
Sobre Jesus Crucificado: “Representações da cena do Calvário nas quais é comum serem as imagens em tamanho natural, articuladas nos membros superiores a fim de servirem nas encenações do descendimento da cruz, na Sexta-Feira Santa./ Cristo aparece envolvido na cintura por uma faixa branca, denominada perizônio, amarrada por cordas ou nó do próprio tecido. Os braços estão suspensos e presos à cruz por meio de cravos. Os pés, às vezes, estão separados ou unidos um sobre o outro por cravos, apoiados ou não em supedâneo./ Às vezes tem a cabeça caída sobre o ombro e os olhos fechados, sendo chamado de Senhor do Bonfim./ Noutras representações, no conjunto do Calvário, aparecem a Virgem das Dores, São João Evangelista e Maria Madalena, no topo da colina onde está a cruz./ Cristo pode ainda ser representado junto aos outros crucificados, o Bom e o Mau Ladrão, à direita e à esquerda da cruz, respectivamente./ Sobre a cruz, aparece uma placa com as iniciais INRI ou Jesus Nazareno, Rei dos Judeus.” (1) Sobre Santa Maria Madalena: “Maria, de Magdala, cidade situada na margem ocidental do Lago de Tiberíades, foi convertida por Cristo, a quem ungiu os pés com bálsamo (Lc. 7,38-39). Cristo que lhe expulsou sete demônios, e Madalena passou a acompanhá-lo no grupo das Santas Mulheres (Mc.15,40-41). Esteve no Calvário e foi uma das primeiras a ver o Cristo ressuscitado./ É protetora dos perfumistas, dos cabelereiros e das mulheres arrependidas./ Sua festa é celebrada a 22 de junho./ Geralmente representada jovem, com longos cabelos, tendo um pote às mãos. Como penitente, aparece seminua, trazendo um crucifixo numa das mãos; na outra, um cilício, com o qual se flagela, e uma caveira, diante da qual medita. Integra as representações do Calvário onde aparece chorando, ajoelhada aos pés da Cruz. Seus atributos são um pote, que remete ao bálsamo, com o qual ungiu os pés de Cristo, uma caveira, a cruz e uma coroa de espinhos.” (2)
Referências bibliográficas/arquivísticas
Inventário dos Bens Móveis (datilografado) a cargo do artífice referência 20, Assis Alves Horta, no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 1952, cita nº de registro, quantidade, espécie, grupamento, procedência, data de entrada e valor: “272/ Um Quadro/ De Cristo crucificado, sem moldura, medindo 0,57m x 0,37m/ Idem/ 1.948". No Item Idem, leia-se Antonio Coimbra. (1) CUNHA, Maria José Assunção da. Iconografia Cristã. Ed. UFOP/ IPAC, Ouro Preto, 1993. Pág. 36. (2) CUNHA, Maria José Assunção da. Iconografia Cristã. Ed. UFOP/ IPAC, Ouro Preto, 1993. Pág. 39.





