Documento
Metadados
Número de registro
308
Denominação
Piano
Classificação
Local de produção
Europa | Inglaterra | Londres
Data de produção
Acervo
Museu do Diamante
Procedência
Diamantina | Minas Gerais
Temas
diamantina | joão baptista de macedo | minas gerais | música | século xix
Altura (cm)
131
Largura (cm)
134
Profundidade (cm)
70
Resumo descritivo
Piano confeccionado em madeira (jacarandá), marfim e metal, de origem inglesa, que pertenceu ao maestro diamantinense João Baptista de Macedo, conhecido como Piruruca. Objeto em estrutura de caixa retangular contendo tampa na parte superior fixada por cinco dobradiças e sistema de funcionamento em metal. Parte frontal em tábua de madeira lisa, pintada em tom preto. Parte central com tampa abaulada para proteção do teclado fixada por cinco dobradiças de metal. Peça com cordas oblíquas, contendo 47 teclas brancas e 33 teclas pretas. Na parte interna, sobre o teclado, placa de marfim com inscrições em letras pretas cercadas por volutas: “JOHNN BROADMOOD & SONS/ MARIELIUDINA TOTIER MAJESTOF/ GRADE PUTTENS/ STREET GOLD SQUARE/ LONDON”. Na parte interna da tampa do teclado, estrutura de madeira chapada e recortada, desdobrável, fixada por duas dobradiças, para colocação das partituras. Abaixo do teclado, ao centro, espelho de fechadura circular de metal. Parte inferior da peça em tábua inteiriça de madeira. Pés dianteiros recortados em curva, ornados por folha estilizada e arrematados por volutas. Pés apoiados sobre duas bases retilíneas. Ao centro da parte inferior, dois pedais dispostos paralelamente em madeira escura. Parte posterior do objeto lisa e reta.
Marcas/Inscrições
No reverso do tampo do objeto, inserida em placa de marfim, a inscrição em letras pretas: “JOHNN BROADMOOD & SONS/ MARIELIUDINA TOTIER MAJESTOF/ GRADE PUTTENS/ STREET GOLD SQUARE/ LONDON”.
Dados históricos
Sobre o objeto (legenda e foto): “Piano fabricado por John Broadmood & Sons, Londres, no século XIX. Consta ter pertencido ao maestro diamantinense João Baptista de Macedo, o Piruruca.” (1) Sobre o Piruruca (legenda no Museu do Diamante): “Este piano, fabricado pela firma inglesa John Broadmood & Sons, com teclas de marfim pertenceu ao maestro diamantinense João Baptista de Macedo (17/12/1857 – 21/06/1895), também conhecido como Piruruca, que aos 12 anos já escrevia suas composições. Fundou a Banda Policial do Estado e atacado de polinevrite retirou-se para Diamantina, onde escreveu diversas valsas e hinos. Dentre suas composições destacamos Diva, Lamentos de Etelvina, Cigana, Luz de Majestade, Siriema, Meia Noite, A Desculpa e o Último Adeus”. (2)
Referências bibliográficas/arquivísticas
A ficha catalográfica anterior cita acerca da procedência do objeto: “Ficha antiga informa que o piano foi comprado pelo Dr. João Brandão Costa ao Sr. Assis Alves Horta e doado ao museu”. Com relação ao tamborete de n° de inventário 309: “parece que originalmente não faz conjunto (verificar).” (1) Catálogo do Museu do Diamante. Ed. Iphan/ Ministério da Cultura. Pág. 58-59. (2) Texto da exposição permanente do Museu do Diamante, provavelmente de autoria da ex-diretora Til Costa Pestana.