-
628-2
-
628-3
Número de registro
628
Denominação
Estribo
Classificação
Local de produção
Data de produção
Acervo
Museu do Diamante
Procedência
Diamantina | Minas Gerais
Autor
Temas
acessório de transporte | brasil | minas gerais | século xviii
Altura (cm)
25,5
Largura (cm)
8,7
Comprimento (cm)
14,5
Resumo descritivo
Estribo, de estrutura longilínea verticalizada, confeccionado em metal (bronze). Apresenta extremidade superior abaulada arrematada por alça de formato retangular, fixada à estrutura através de pino, tendo parte inferior em volutas para encaixe da correia (esta inexistente). Objeto composto por duas hastes laterais ornadas por três pequenos frisos horizontais em relevo, que se prolongam terminando em dois pés em formato de garra de animal estilizada. Na parte inferior da peça, estrutura ovalada, tendo faixa lisa na parte superior da mesma, além de ornamentação vazada e recortada em curvas. Apresenta vestígios de pátina.
Dados históricos
Sobre Estribo: “Peça dos arreios de montaria destinada ao apoio do pé do cavaleiro; compõem-se, em geral, de uma barra transversal sustentada por um arco onde se prende a correia. De ferro, bronze, prata, tem, muitas vezes, detalhes ornamentais e apresenta-se em pares. Por sua forma característica, tem aplicação como adorno e como acessório.” (1)
Referências bibliográficas/arquivísticas
Inventário dos Bens Móveis (datilografado) a cargo do artífice referência 20, Assis Alves Horta, no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 1952, cita nº de registro, quantidade, espécie, grupamento, procedência, data de entrada e valor: “261/ -24- Estribos/ Século XIX, para montaria/ Idem/ 1.948". No Item Idem, leia-se Antonio Coimbra. (1) MOUTINHO, Stella Rodrigo Octavio et alli. Dicionário de Artes Decorativas e Decoração de Interiores. Ed. Nova Fronteira, 1999. Pág. 142.





