-
228-2
-
228-3
-
228-4
Número de registro
228
Denominação
Estribo
Classificação
Local de produção
Data de produção
Acervo
Museu do Diamante
Procedência
Diamantina | Minas Gerais
Autor
Temas
acessório de transporte | brasil | minas gerais | século xviii
Altura (cm)
18,7
Largura (cm)
12,6
Profundidade (cm)
6
Resumo descritivo
Estribo confeccionado em metal (bronze), com ornamentação em relevo. Apresenta extremidade superior abaulada arrematada por alça em arco invertido, disposta perpendicularmente, ornada por motivos florais e fixada à estrutura através de pino de formato cônico. Objeto composto por duas hastes laterais abauladas e retorcidas (para encaixe do pé), que se afunilam na extremidade superior. Na parte inferior da peça, estrutura cônica recortada, com ornamentação vazada na superfície, tendo, nas faces frontal e posterior, medalhão central liso de formato oval, circundado por friso perlado, ladeado por duas cornucópias e cercado por motivos florais em relevo. Extremidade inferior recortada em curva.
Dados históricos
Sobre Estribo: “Peça dos arreios de montaria destinada ao apoio do pé do cavaleiro; compõem-se, em geral, de uma barra transversal sustentada por um arco onde se prende a correia. De ferro, bronze, prata, tem, muitas vezes, detalhes ornamentais e apresenta-se em pares. Por sua forma característica, tem aplicação como adorno e como acessório.”
Referências bibliográficas/arquivísticas
Inventário dos Bens Móveis (datilografado) a cargo do artífice referência 20, Assis Alves Horta, no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 1952, cita nº de registro, quantidade, espécie, grupamento, procedência, data de entrada e valor: “261/ -24- Estribos/ Século XIX, para montaria/ Idem/ 1.948". No Item Idem, leia-se Antonio Coimbra. (1) MOUTINHO, Stella Rodrigo Octavio et alli. Dicionário de Artes Decorativas e Decoração de Interiores. Ed. Nova Fronteira, 1999. Pág. 142.





