-
179-2
-
179-3
Número de registro
179
Denominação
Arca
Classificação
Local de produção
Data de produção
Acervo
Museu do Diamante
Procedência
Diamantina | Minas Gerais
Autor
Temas
brasil | minas gerais | mobiliário | século xviii | usos e costumes
Altura (cm)
69
Largura (cm)
112
Profundidade (cm)
59,0 e 54,6 (interna)
Resumo descritivo
Arca confeccionada em madeira escura, em caixa retangular, contendo vestígios de pintura em tom azul no tampo. Apresenta estrutura do tampo composta por duas tábuas unidas por duas ferragens em lingüeta, com extremidade pontiaguda, fixada ao móvel por pregos. Partes laterais do tampo em quatro tábuas delgadas e lisas unidas por encaixe do tipo “andorinha”, tendo, na parte frontal, ferragem em lingueta disposta verticalmente fixada por dobradiça em metal. Parte inferior do móvel em estrutura de caixote, com encaixe lateral em “andorinha”, contendo espelho de fechadura quadrangular em chapa de ferro batido, ornado por dois círculos na parte superior, além de volutas e flor-de-lis estilizada na extremidade inferior. Peça sem chave. Base reta.
Dados históricos
Sobre Arca: “Móvel em forma de grande caixa com tampa geralmente plana e retangular, e que se destina a guardar roupas, alfaias, valores, etc. Foi utilizada desde tempos muito recuados (conhecem-se arcas do antigo Egito), e sua presença é assinalada em diferentes regiões. A arca era peça de mobiliário de grande importância na Idade Média, e tanto servia a ricos como a pobres. Devido aos recursos ainda limitados da marcenaria, as arcas tinham as faces de madeira com grandes tábuas fixadas por placas de ferro recortadas; escudetes decorados correspondiam às fechaduras de dimensões avantajadas. Nas casas, as arcas repousavam sobre suportes. Havia modelos especiais como as arcas de viagem, com argolas para o transporte e as arcas de noiva (...) A arca adapta-se ao Brasil colonial e segue os modelos portugueses; temos notáveis exemplares deste período, em especial os de jacarandá, com almofadas contornadas por molduras e tremidos, algumas dotadas de gavetões na parte de baixo”. (1)
Referências bibliográficas/arquivísticas
(1) MOUTINHO, Stella Rodrigo Octavio et alli. Dicionário de Artes Decorativas e Decoração de Interiores. Ed. Nova Fronteira, 1999. Pág. 27.





