Número de registro
561
Denominação
Espevitadeira
Classificação
Local de produção
Data de produção
Acervo
Museu do Diamante
Procedência
Diamantina | Minas Gerais
Autor
Temas
Altura (cm)
3
Largura (cm)
6
Comprimento (cm)
15,5
Resumo descritivo
Espevitadeira confeccionada em metal (ferro), em formato de tesoura. Extremidade correspondente ao cabo ornada por dois aros menores, volutas e duas estruturas ovaladas para encaixe dos dedos, sustentada por dois pés em formato de pinos. Na parte central, eixo composto por parafuso grande que fixa as duas hastes chapadas, sendo uma delas recortada e com estrutura retangular, que se encaixa em espécie de “caixa” existente na superfície da outra haste, esta ornada por frisos e terminada em ponta com corte reto. Não apresenta a bandeja que compõe o conjunto da peça.
Dados históricos
Sobre Espevitadeira: “Espécie de tesoura para cortar o pavio das velas e atiçar-lhes a chama; em geral formava conjunto com pequena bandeja alongada que lhe servia de apoio. Este utensílio, feito em prata, de estanho, de latão, teve função importante e amplo uso em casas ricas e modestas até o aparecimento da iluminação a gás no séc. XIX, e podia ser muito elaborado.” (1)
Referências bibliográficas/arquivísticas
(1) MOUTINHO, Stella Rodrigo Octavio et alli. Dicionário de Artes Decorativas e Decoração de Interiores. Ed. Nova Fronteira, 1999. Pág. 135.





