Título
Senhor do Bonfim
Número de registro
555
Denominação
Cristo crucificado
Classificação
Local de produção
Data de produção
Acervo
Museu do Diamante
Procedência
Rio de Janeiro
Autor
Temas
arte indo | índia portuguesa | portuguesa | religião | século xviii
Altura (cm)
33,5
Largura (cm)
28,3
Resumo descritivo
Escultura religiosa, de médio porte, esculpida em marfim sem policromia, representando Senhor do Bonfim. Figura masculina, de corpo inteiro, com os braços estendidos lateralmente e pernas juntas e estendidas para baixo. Apresenta rosto oval, cabelos semilongos estriados e partidos ao meio, com mechas caídas sobre os ombros, franja com mechas em “S” e corte do cabelo arredondado nas costas. Destaca-se um grande orifício no alto da cabeça. Tem o rosto caído à esquerda, testa curta, olhos cerrados, nariz aquilino, boca pequena, bigode e barba, esta com duas terminações em ponta. Corpo esguio com costelas aparentes, braços estendidos com veias estilizadas e orifícios na palma das duas mãos para encaixe na cruz (inexistente). Traja perizônio envolto na cintura, com pregas rígidas, ornado por círculos com pontos centrais em seu interior na barra, tendo fechamento lateral em cordão duplo arrematado por nó. Pernas ligeiramente voltadas à esquerda, tendo o seu pé direito sobreposto ao esquerdo, dedos longilíneos e com orifício para encaixe na cruz.
Dados históricos
Sobre Jesus Crucificado: “Representações da cena do Calvário nas quais é comum serem as imagens em tamanho natural, articuladas nos membros superiores a fim de servirem nas encenações do descendimento da cruz, na Sexta-feira Santa./ Cristo aparece envolvido na cintura por uma faixa branca denominada perizônio, amarrada por cordas ou nó do próprio tecido. Os braços são suspensos e presos à cruz por meio de cravos, apoiados ou não em supedâneo./ Às vezes tem a cabeça caída sobre o ombro e os olhos fechados, sendo chamado Senhor do Bonfim.” (1) Sobre supedâneo: “Suporte de formato triangular que, em alguns CRUCIFIXOS, aparece sob os pés do CRUCIFICADO.” (2)
Referências bibliográficas/arquivísticas
(1) CUNHA, Maria José Assunção da. Iconografia Cristã. Ed. UFOP/ IPAC. Ouro Preto, 1993. Pág. 36. (2) DAMASCENO, Sueli (org.). Glossário de Bens Móveis (Igrejas Mineiras). Ed. UFOP/ Instituto de Artes e Cultura. Ouro Preto, 1993. Pág. 42.





