-
303-2
Título
Bom Pastor
Número de registro
303
Denominação
Grupo escultórico religioso [fragmento] (pedestal)
Classificação
Local de produção
Data de produção
Acervo
Museu do Diamante
Procedência
Rio de Janeiro
Autor
Temas
arte indo | índia portuguesa | portuguesa | religião | século xviii
Altura (cm)
18,8
Largura (cm)
9,1
Profundidade (cm)
6,2
Resumo descritivo
Pedestal de grupo escultórico religioso confeccionado em marfim, sem policromia, de manufatura indo-portuguesa que compõe escultura do Bom Pastor, contendo figura de Maria Madalena, personagens bíblicos, animais e vegetação. Escultura escalonada em cinco níveis. No primeiro nível, na parte superior, cena composta por dois cordeiros estilizados, em posição frontal, dispostos simetricamente, de pelo quadriculado, tendo, ao centro, espécie de totem ornado com motivos fitomorfos. No segundo nível, duas folhas de palmeira sendo comidas nas laterais do objeto por dois cordeiros. Na parte frontal, ao centro, chafariz com água corrente. À direita da cena, figura de São Joaquim, idoso, de pé, com chapéu nas costas, tendo os braços cruzados sobre o peito e os pés calçados com botas de cano longo. À esquerda, figura de Santana, de pé, trajando túnica longa e manto, com seus braços flexionados à frente e com as mãos em posição de oração. Imagens apoiadas sobre pedestal ornado por três cabeças de animais grotescos, estando os animais laterais com a língua para fora representada através de haste delgada que recai sobre o nível inferior (uma delas quebrada). No terceiro nível, figura de São José, sentado, ao centro, com as pernas flexionadas, com a cabeça ligeiramente inclinada à esquerda, semi-calvo, com cabelos semilongos caídos nas costas, tendo bigode e barba, braços flexionados e as mãos unidas à frente do peito desnudo. Traja calça curta e tem os pés descalços. Atrás de São José, vegetação estilizada. No quarto nível, inserida em concha, figura de Maria Madalena deitada, de perfil, de cabelos longos estriados, trajando túnica sobreposta por manto. Tem seu braço direito com o cotovelo apoiado no chão e com a mão segurando a cabeça. Com seu braço esquerdo aponta para livro aberto à sua frente. Na parte posterior do mesmo nível, dois felinos sentados e inseridos em estrutura concheada e encimada por folhas. Imagem feminina e felinos apoiados sobre base oval ornada por frisos simples intercalados por friso denteado. No quinto e último nível, base oval ornada por cinco cordeiros com pelos quadriculados, dormindo. Parte posterior da peça ornada em losangos semelhante a tronco com palmeira. Documentação encontrada no dossiê: 1) Ficha cadastral do Ministério da Educação e Cultura, datilografada e assinada pelo informante e pelo dirigente do órgão, Antonio Eugenio Nascimento e João Brandão Costa (respectivamente), datada de 06/12/1970. 2) Ficha cadastral do Ministério da Educação e Cultura, datilografada, com o nome do funcionário informante Sr. Antonio Eugenio Nascimento, datada de 11/11/1974. 3) Ficha datilografada do MEC/IPHAN, referente ao inventário de 1981, sem assinatura, com foto preto-e-branca. 4) 03 Fotos em preto-e-branco 5) Ficha de Acervo Museológico GMCH/MG, em formato de fichário, assinada por Tânia Bravo Leite e por Celina Santos Barboza (1989/1990), com foto preto-e-branca. 6) Ficha do IPHAN/ 13ª Coordenação Regional, assinada por Ronney Leite Brito, referente à Análise do Estado de Conservação do Acervo/ Museus Vinculados 13ª CR, datada de 30/01/1996.
Dados históricos
Sobre Bom Pastor: “Cristo está geralmente representado como pastor, com cajado às mãos, guiando ovelhas, que simbolizam os cristãos.” (1) Sobre o objeto (legenda e foto): “Grupo escultórico em marfim. Arte indo-portuguesa do século XVII. N° Inventário 303.” (2) Sobre Bom Pastor: “Na iconografia cristã, a imgem de Jesus representado como pastor que carrega uma ovelha nos ombros, e cuja simbologia advém da parábola da ovelha desgarrada. Na imaginária indo-portuguesa, o Bom Pastor tem a figura do menino Jesus com uma ovelha no ombro e outra a seu lado. São preciosas as imagens do Bom Pastor de marfim, de nítida inspiração oriental pela atitude meditativa do Menino que tem às costas uma representação da árvore da vida. A base dessas imagens é uma alta peanha com cenas sacras esculpidas na técnica minuciosa da arte hindu.” (3) Legenda sobre peças semelhantes: “As esculturas do Bom Pastor que compõem o acervo do Museu Histórico Nacional provavelmente interpretam a linguagem articulada pela Igreja na Índia e no Ceilão, resultando em peças de notável sincretismo religioso, no somatório das três figuras sagradas – Jesus, Buda e Krishna – e, eventualmente São João Batista menino. Entendidas como suporte de apoio à pregação cristã, estas esculturas falam-nos de um esforço de aproximação com os naturais da terra e das dificuldades, concessões e adaptações ocorridas no trabalho de evangelização.” (4)
Referências bibliográficas/arquivísticas
(1) CUNHA, Maria José Assunção da. Iconografia Cristã. Ed. UFOP/ IPAC. Ouro Preto, 1993. Pág. 35. (2) PESTANA, Til Costa. In Catálogo do Museu do Diamante. Ed. Iphan/ Ministério da Cultura. Pág. 36-37. (3) MOUTINHO, Stella Rodrigo Octavio et alli. Dicionário de Artes Decorativas e Decoração de Interiores. Ed. Nova Fronteira, 1999. Pág. 57. (4) SANTOS, Lucila Morais.Legenda extraída do site http://www.museuhitoriconacional.com.br, em 27/06/2007.





