-
292-3
Número de registro
292
Denominação
Maçaneta de porta
Classificação
Local de produção
Data de produção
Acervo
Museu do Diamante
Procedência
Diamantina | Minas Gerais
Autor
Comprimento (cm)
9,5
Diâmetro (cm)
5
Resumo descritivo
Maçaneta [de porta] confeccionada em marfim, com a parte superior semelhante a um “cogumelo”. Objeto de cabo circular delgado, contendo estrutura inferior longilínea, em formato de balaústre, com estrangulamento, frisos e anéis. Extremidade inferior cilíndrica. Na superfície, ornato em flor, em tinta escura.
Dados históricos
Sobre Maçaneta: “Designação de qualquer elemento esférico ou de forma aproximada que arremata hastes e postes, balaustradas e grades, montantes de móveis, colunas de gradis, etc. Peça arredondada ou alongada que se faz girar em torno de um eixo para mover a lingüeta dos trincos das portas. Maçanetas de metal, de porcelana, de cristal foram usadas como acessório arquitetônico, variando em requinte e acabamento.” (1)
Referências bibliográficas/arquivísticas
Inventário dos Bens Móveis (datilografado) a cargo do artífice referência 20, Assis Alves Horta, no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 1952, cita nº de registro, quantidade, espécie, grupamento, procedência, data de entrada e valor: “259/ Uma Maçaneta/ De porta, em marfim, Século XVIII/ Idem/ 1.948". No Item Idem, leia-se Antonio Coimbra. (1) MOUTINHO, Stella Rodrigo Octavio et alli. Dicionário de Artes Decorativas e Decoração de Interiores. Ed. Nova Fronteira, 1999. Pág. 234.





