-
2-2
Número de registro
2
Denominação
Coco
Classificação
Local de produção
Data de produção
Acervo
Museu do Diamante
Procedência
Diamantina | Minas Gerais
Autor
Altura (cm)
12
Comprimento (cm)
48
Diâmetro (cm)
9
Circunferência (cm)
29,5 (bojo)
Resumo descritivo
Coco, usualmente conhecido como concha [para apanhar água], confeccionado em metal (cobre e latão). Corpo bojudo com borda abaulada e friso em latão dourado com traços geométricos que ornam a parte superior. Apresenta cabo com haste longilínea fundido em chapa recortada em três pontas, fixada à concha através de três parafusos em metal. Extremidade superior do cabo arrematada por estrutura cônica contendo pequeno aro onde se prende argola (de dimensão maior) para pendurar na parede ou armário.
Dados históricos
Sobre Coco: “Vasilha de uso doméstico feita com o coco-da-baía que , de limpo e seco, recebe acabamento e revestimento próprios e um cabo. Como material exótico o coco foi utilizado na Europa no séc. XVI em taças montadas em prata.// Vasilha análoga, de metal, dotada de cabo longo muito usada no Brasil para tirar água de um recipiente maior. Cocos de prata repuxada com rica decoração figuram entre as peças profanas realizadas pelo prateiros brasileiros.” (1)
Referências bibliográficas/arquivísticas
Inventário dos Bens Móveis (datilografado) a cargo do artífice referência 20, Assis Alves Horta, no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 1952, cita nº de registro, quantidade, espécie, grupamento, procedência, data de entrada e valor. (1) MOUTINHO, Stella Rodrigo Octavio et alli. Dicionário de Artes Decorativas e Decoração de Interiores. Ed. Nova Fronteira, 1999. Pág.93.





