-
1317-2
Número de registro
1317
Denominação
Véu de porta-missal
Classificação
Local de produção
Data de produção
Acervo
Museu do Diamante
Procedência
Diamantina | Minas Gerais
Autor
Material/Técnica
costura | fios corte | tecido
Temas
Largura (cm)
41
Comprimento (cm)
60
Resumo descritivo
Véu [de porta-missal], de formato retangular, confeccionado em tecido brocado carmim costurado, contendo franjas em tom amarelo aplicadas em apenas uma das extremidades. Tecido ornado por motivos fitomorfos e florais, em tom vermelho mais claro. Peça ornada por duas tiras em tecido brocado amarelo, posicionadas próximas a cada uma das extremidades e cercado por friso delgado amarelo com a mesma padronagem das tiras. Parte posterior em tecido amarelo.
Dados históricos
Dados extraídos da ficha catalográfica anterior: “Segundo o Sr. José de Paula Aguilar – antigo cidadão de Diamantina, esse véu era usado para cobrir a estante onde fica o missal do dia (o véu fica sob o livro)/ A cor vermelha é usada nos dias dos santos mártires”. Sobre Missal: “Livro que contém o ritual da missa para todos os dias do ano. O nome MISSAL substituiu o de sacramentário, quando o sacrifício eucarístico recebeu o nome de missa. O atual foi editado após o Concílio do Vaticano II pelo Papa Paulo VI.” (1)
Referências bibliográficas/arquivísticas
(1) DAMASCENO, Sueli (org.). Glossário de Bens Móveis (Igrejas Mineiras). Ed. Instituto de Artes e Cultura/ UFOP. Ouro Preto, 1987. Pág. 33.





