-
309-2
Número de registro
309
Denominação
Tamborete de piano
Classificação
Local de produção
Data de produção
Acervo
Museu do Diamante
Procedência
Diamantina | Minas Gerais
Autor
Temas
diamantina | joão baptista de macedo | minas gerais | música | século xix
Altura (cm)
47
Largura (cm)
42,5 (pés)
Diâmetro (cm)
37
Resumo descritivo
Tamborete [de piano] confeccionado em madeira, metal e couro, com a parte inferior em tripé. Apresenta assento circular, estofado em couro fixado por tachas de metal. Peça com sistema de rosca em metal (para regulagem da altura) apoiado sobre estrutura cilíndrica de madeira com gomos e terminação em pino, de onde sobressaem três pés recortados em curva e arrematados por volutas.
Dados históricos
Sobre Tamborete: “Pequeno banco retangular, quadrado ou redondo, sem encosto e braços, feito de madeira ou outro material. O termo parece ter origem na palavra francesa tabouret, banquinho estofado usado como privilégio pela nobreza de sangue na presença do rei Luís XIV (séc. XVII)...Tamborete raso. Banquinho leve, elegante, com pernas torneadas e assento de couro lavrado.” (1)
Referências bibliográficas/arquivísticas
A ficha catalográfica anterior cita acerca da procedência do objeto: “Ficha antiga informa que o piano foi comprado pelo Dr. João Brandão Costa ao Sr. Assis Alves Horta e doado ao museu”. Com relação ao tamborete: “parece que originalmente não faz conjunto.” (1) MOUTINHO, Stella Rodrigo Octavio et alli. Dicionário de Artes Decorativas e Decoração de Interiores. Ed. Nova Fronteira, 1999. Pág. 360.





