-
209-2
Título
Santo Sudário
Número de registro
209
Denominação
Pintura religiosa
Classificação
Local de produção
Data de produção
Acervo
Museu do Diamante
Procedência
Igreja de N. Sª da Luz | Diamantina | Minas Gerais
Autor
Material/Técnica
costura | monocromia | pintura | tecido | tinta
Temas
brasil | diamantina | minas gerais | religião | século xix
Altura (cm)
244
Largura (cm)
71,5
Resumo descritivo
Pintura religiosa, biface, a têmpera sobre tecido, representando a parte frontal e a parte posterior do corpo de Cristo. Peça confeccionada em tecido (linho) bege pintada em tinta vermelha. Figura masculina, de meia-idade, em posição frontal e corpo inteiro, com cabelos semilongos, divididos ao meio, arrematados por cachos caídos sobre os ombros. Apresenta gotas de sangue escorrendo sobre a testa curta, sobrancelhas finas, olhos cerrados com cílios longos, nariz aquilino e escoriação na face, boca pequena cerrada, de lábios carnudos, barba e bigode levemente ondulados. Sobre os ombros, representação de sangue escorrendo sobre o peito e braços, tendo escoriação do lado esquerdo do peito. Tem os braços flexionados, com as mãos cruzadas sobre a barriga com as marcas da Crucificação e sangue escorrido. Traja perizônio com amarração lateral do tecido pendente do lado esquerdo da pintura.Pernas posicionadas paralelamente, tendo sangue escorrendo sobre as coxas e joelhos. Pés com dedos longilíneos com unhas bem delineadas, além de escoriações sobre cada pé. Na parte posterior do objeto, representação de costas do corpo de Cristo, com cabelos lisos e semilongos, levemente cacheados nas pontas, tendo sangue escorrendo sobre os ombros. Apresenta perizônio com amarração em tecido à direita da pintura. Braços flexionados. Pernas posicionadas paralelamente, contendo gotas de sangue escorrendo na parte superior, além das marcas das escoriações provenientes da Crucificação no peito dos pés. Medidas complementares: H (bainha superior)=3,5 cm; H (bainha inferior)=4,0 cm. O objeto apresenta as mesmas características estilísticas do artista que pintou a “Verônica”, de nº de registro 0719, também proveniente da Igreja da Luz, em Diamantina (MG) – pesquisar. Documentação encontrada no dossiê: 1) Ficha datilografada do MEC/IPHAN, referente ao inventário de 1981, sem assinatura, com foto preto-e-branca. 2) Foto preto-e-branca (8 x 12 cm). 3) Ficha de Acervo Museológico GMCH/MG, em formato de fichário, assinada por Tânia Bravo Leite e por Celina Santos Barboza (1989/1991), com foto preto-e-branca. 4) Ficha datilografada, datada de 28/11/1989. 5) Ficha cadastral do MEC/ Iphan, datilografada, assinada pelo funcionário Antonio Eugenio Nascimento e pelo dirigente do órgão, João Brandão Costa, datada de 06/12/1970. 6) Ficha do IPHAN/ 13ª Coordenação Regional, assinada por Ronney Leite Brito, referente à Análise do Estado de Conservação do Acervo/ Museus Vinculados 13ª CR, datada de 17/01/1996.
Dados históricos
Sobre Sudário: “”Pano com o qual, segundo a tradição, Verônica enxugou o rosto de Cristo e onde ficou estampada a face do Salvador. “O Sudário de Verônica não é mencionado na Bíblia (Born, 1977, p. 1460)”/ Retângulo de tecido com a IMAGEM do corpo de Cristo pintada ou impressa./ O mesmo que VERÔNICA.” (1) Segundo ficha catalográfica anterior, a peça seria proveniente da Igreja de Nossa Senhora da Luz, em Diamantina, de acordo com informações existentes no Arrolamento datado de 10/09/1952 (confirmar).
Referências bibliográficas/arquivísticas
(1) DAMASCENO, Sueli (org.). Glossário de Bens Móveis (Igrejas Mineiras). Ed. Instituto de Artes e Cultura/ UFOP. Ouro Preto, 1987. Pág. 42.





