Número de registro
682
Denominação
Pinha
Classificação
Local de produção
Data de produção
Acervo
Museu do Diamante
Procedência
Diamantina | Minas Gerais
Autor
Material/Técnica
cinzelagem | fundição | metal
Temas
Altura (cm)
20
Circunferência (cm)
42
Resumo descritivo
Pinha confeccionada em metal, de estrutura superior abaulada arrematada por pequeno gancho. Apresenta corpo bojudo ornado ao centro por dupla de frisos simples sobre fundo em escamas (semicírculos) seriadas em relevo intercalados por medalhões recortados em curvas e volutas, tendo motivo fitomorfo ao centro. Na parte inferior do bojo, a mesma padronagem decorativa, em posição invertida, seguida de estrangulamento e base circular ornada com medalhões intercalados por flor-de-lótus com caule. Peça apoiada sobre três aros em semicírculo.
Dados históricos
Sobre Pinha: “Peça ornamental de cerâmica, vidro, metal, etc., de forma aproximadamente cônica ou ovóide e que imita o fruto do pinheiro; é decorado com escamas ou saliências. Serve de remate com cornijas, frisos, pilares de portões, extremidades de balaustradas, etc (...) Pinhas e bolas de sacada. Ornatos de cerca de 0,20 m de altura feitos de cristal, vidro, de bronze, de ferro para guarnecer as sacadas ou a coluna da base das escadas.” (1)
Referências bibliográficas/arquivísticas
(1) MOUTINHO, Stella Rodrigo Octavio et alli. Dicionário de Artes Decorativas e Decoração de Interiores. Ed. Nova Fronteira, 1999. Pág. 293. Segundo ficha catalográfica de peça semelhante (de n° 564), a pinha simboliza fraternidade.





