-
347-2
Número de registro
347
Denominação
Guarda-louça
Classificação
Local de produção
Data de produção
Acervo
Museu do Diamante
Procedência
Diamantina | Minas Gerais
Autor
Temas
Altura (cm)
261
Largura (cm)
135
Profundidade (cm)
43,2
Resumo descritivo
Guarda-louça, de grande porte, confeccionado em madeira escura, metal e vidro. Apresenta estrutura em caixa retangular, tendo a parte frontal composta por duas folhas de portas com vidro transparente emoldurado por friso de madeira abaulado nas partes superior e inferior e reto nas laterais. Parte inferior das folhas de porta em madeira ornada por grande círculo na parte central atravessado por pino cilíndrico com frisos na parte superior, disposto verticalmente Laterais do móvel com a mesma padronagem decorativa. Espelho de fechadura em metal. Parte superior do móvel com friso saliente encimado por estrutura composta por gradeado em balaústres e com dois bilros nas extremidades. Na parte central superior, frontão com a imagem de São Jorge montado em seu cavalo, portando uma lança direcionada ao dragão. Peça apoiada sobre quatro pés em bolacha com extremidades pontiagundas. Parte interna composta por três prateleiras. Parte posterior do objeto em tábua reta.
Dados históricos
Sobre Guarda-louça: “Armário com prateleiras, fechado total ou parcialmente, onde se guardavam louças, baixelas, etc. Móvel popular nas cozinhas medievais e nas moradias rurais, tomou formas e dimensões variadas. Adaptava-se aos cômodos amplos das antigas residências e fazia parte da mobília de sala de jantar e ou de copa.” (1)
Referências bibliográficas/arquivísticas
Segundo observação existente no verso da fotografia preto-e-branca do dossiê: “Guarda-louça que pertenceu ao senador Olímpio Mourão. Adquirido em dezembro de 1955”. (1) MOUTINHO, Stella Rodrigo Octavio et alli. Dicionário de Artes Decorativas e Decoração de Interiores. Ed. Nova Fronteira, 1999. Pág. 174.





