-
832-2
Número de registro
832
Denominação
Goiva [fragmento] (pá)
Classificação
Local de produção
Data de produção
Acervo
Museu do Diamante
Procedência
Minas Gerais
Temas
brasil | diamantina | garimpo | instrumento de mineração | minas gerais | século xix
Altura (cm)
5,5
Largura (cm)
20
Comprimento (cm)
36
Resumo descritivo
Pá de goiva, de formato retangular, confeccionada em metal (ferro), composta por abas recortadas e unidas nas laterais por pregos no mesmo metal. No verso do objeto, apresenta estrutura ovalada e chapada fixada por três parafusos e arrematada na parte superior por aro de metal, para encaixe de cabo (este inexistente).
Dados históricos
Sobre Goiva: “Ferramenta de carpinteiro à feição de formão e que corta em forma de meia-cana côncava.” (1) Peça utilizada na mineração do diamante, atividade comum na região de Minas Gerais. Segundo ficha catalográfica anterior, a peça era “usada para juntar o cascalho do fundo das águas”. Aspectos sobre a exploração diamantífera no antigo Arraial do Tijuco, atual região de Diamantina (MG) – vide texto “Os Diamantes” (2).
Referências bibliográficas/arquivísticas
A ficha catalográfica de 1990 faz referência à compra de acervo do Sr. Coimbra, mas não foi encontrado até o momento a citação à peça na lista de 1952. (1) Pequeno Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. Companhia Editora Nacional. 11ª edição. São Paulo, 1972, pág.606. (2) PESTANA, Til Costa. Os Diamantes. In Catálogo do Museu do Diamante. Ed. Iphan/ Ministério da Cultura. Pág.13-19.





