Documento
Anexos
-
1310-2
-
1310-3
Metadados
Número de registro
1310
Denominação
Dalmática
Classificação
Local de produção
Data de produção
Acervo
Museu do Diamante
Procedência
Diamantina | Minas Gerais
Autor
Material/Técnica
aplique | corte | costura | fios metálicos | tecido
Temas
Altura (cm)
103
Largura (cm)
77,5
Resumo descritivo
Dalmática confeccionada em tecido adamascado creme ornado por motivos florais e fitomorfos, tendo, na parte central, tira vertical em tecido adamascado carmim, cercado por friso em fios metálicos dourados com arcos seriados. Borda composta por friso metálico na mesma padronagem do friso. Peça de mangas largas, de recorte retangular em tecido adamascado claro e com extremidades em tecido carmim adamascado, com borda em fios metálicos. Apresenta gola em “V” e parte interna forrada por tecido (linho) liso.
Dados históricos
Dados extraídos da ficha catalográfica anterior: “Segundo o seminarista Renato da Conceição Silva – do Seminário Sagrado Coração de Jesus – Dalmática é “paramento do Diácono, usada por cima da sobrepliz./ O Diácono é o 1° da hierarquia eclesiástica/ A cor branca é usada para dias festivos: casamento e festa dos santos da igreja.””. Sobre Dalmática: “Veste litúrgica semelhante a uma CASULA, com mangas largas e abertas, desprovida de costuras laterais. Nas missas solenes, era usada pelos diáconos e subdiáconos, que a colocavam sobre a ALVA. Deve ser do mesmo tecido da CASULA do celebrante.” (1)
Referências bibliográficas/arquivísticas
(1) DAMASCENO, Sueli (org.). Glossário de Bens Móveis (Igrejas Mineiras). Ed. Instituto de Artes e Cultura/ UFOP. Ouro Preto, 1987. Pág. 20.