-
731-2
Número de registro
731
Denominação
Bengala
Classificação
12 Objetos Pessoais > 12.6 Objeto de Auxílio/Conforto Pessoais
Data de produção
Acervo
Museu do Diamante
Procedência
Prefeitura Municipal de Diamantina | Minas Gerais
Autor
Material/Técnica
bambu | cana-da-índia | entalhe | madeira | recorte
Altura (cm)
91
Largura (cm)
18
Resumo descritivo
Bengala confeccionada em cana-da-Índia (espécie de bambu). Parte superior da peça em curva com extremidade arrematada por esfera totalmente ornada por motivos circulares em relevo. Haste dividida em oito frisos simples, contendo estruturas de secção quadrangular entremeadas por estrias. Extremidade inferior em formato cilíndrico e em madeira preta.
Dados históricos
Sobre Cana-da-Índia: “Designação comum a diversos tipos de bambu, em especial aos que se destinam à fabricação de móveis, bengalas, sombrinhas, etc.” (1) (Citar breve biografia de Antônio Torres – identificar fotografia do proprietário com o objeto).
Referências bibliográficas/arquivísticas
Inventário dos Bens Móveis (datilografado) a cargo do artífice referência 20, Assis Alves Horta, no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 1952, cita nº de registro, quantidade, espécie, grupamento, procedência, data de entrada e valor: “140/ Uma Bengala/ De cana da Índia, que pertenceu a Antonio Torres/ Idem/ 1.950". No item Idem, leia-se Prefeitura Municipal. (1) MOUTINHO, Stella Rodrigo Octavio et alli. Dicionário de Artes Decorativas e Decoração de Interiores. Ed. Nova Fronteira, 1999. Pág. 77.





