-
1286-2
Número de registro
1286
Denominação
Alva de santo de roca
Classificação
Local de produção
Data de produção
Acervo
Museu do Diamante
Procedência
Diamantina | Minas Gerais
Autor
Temas
brasil | minas gerais | religião | século xx
Largura (cm)
84
Comprimento (cm)
72
Resumo descritivo
Alva [de santo de roca] confeccionada em tecido (linho) branco costurado (atualmente em tom bege), de dimensões médias, mangas compridas, com gola de padre e abertura frontal feita através de dois botões até a altura do peito. Objeto composto por mangas largas que se afunilam em pregas em direção ao punho, este com fechamento em um botão. Apresenta barra em crochê na parte inferior, em tom bege e parte posterior com pregas na altura dos ombros.
Dados históricos
Dados extraídos da ficha catalográfica anterior: “Segundo informação do seminarista Renato da Conceição Silva, do Seminário Sagrado Coração de Jesus – A alva tem que ser branca e faz parte do paramento do bispo, dos sacerdotes, diácono e acólito. Usada sobre a batina e no caso do diácono por baixo da Dalmática e do sacerdote e bispo por baixo da casula (atualmente não se usa muito a alva)”. Sobre Alva: “Vestimenta talar de pano branco, podendo apresentar decoração de renda ou bordado. Usada pelos padres no ofício da missa e outras celebrações litúrgicas. Simboliza a pureza de coração para aquele que celebra os divinos mistérios.” (1)
Referências bibliográficas/arquivísticas
(1) DAMASCENO, Sueli (org.). Glossário de Bens Móveis (Igrejas Mineiras). Ed. Instituto de Artes e Cultura/ UFOP. Ouro Preto, 1987. Pág. 2.





