-
294-2
-
294-3
-
294-4
Número de registro
294
Denominação
Almofariz com pilão
Classificação
Local de produção
Data de produção
Acervo
Museu do Diamante
Procedência
Diamantina | Minas Gerais
Autor
Temas
Altura (cm)
8,6
Diâmetro (cm)
9,9 (boca)
Resumo descritivo
Almofariz com pilão, ambos confeccionados em metal dourado (latão), com copo de estrutura cilíndrica ornado por três filetes triplos. Parte superior do copo com aba mais larga, circular, ornada por friso simples. Pilão de formato longilíneo e cilíndrico ornado com frisos simples e em meia-cana, tendo a extremidade inferior mais larga e levemente abaulada.
Dados históricos
Sobre Almofariz: “[Pal. de origem árabe] Recipiente de pedra, metal ou madeira no qual se trituram ou pisam certas substâncias sólidas com auxílio de um pilão; gral morteiro. De uso muito antigo, servia de início para moer grãos; depois tornou-se utensílio empregado nas farmácias e nas cozinhas, havendo exemplares de feitura original”. (1)
Referências bibliográficas/arquivísticas
(1) MOUTINHO, Stella Rodrigo Octavio et alli. Dicionário de Artes Decorativas e Decoração de Interiores. Ed. Nova Fronteira, 1999. Pág. 23.





