Número de registro
1342
Denominação
Brilhante (pedra preciosa)
Classificação
Local de produção
Data de produção
Acervo
Museu do Diamante
Procedência
Minas Gerais
Autor
Temas
brasil | minas gerais | mineração | século xx
Resumo descritivo
Pedra preciosa, de cor branca, hialina (com aparência de vidro), identificada como brilhante (diamante que passa pelo processo de lapidação), com 0.16.7 pontos. Peça lapidada em formato oval, no estilo “Brasil” (com 32 facetas).
Dados históricos
Sobre Joalheria: “Medalhão pingente, alfinete de gravata e abotoadura, como os objetos expostos no Museu do Diamante, foram as peças mais freqüentes de encomenda aos ourives e representavam símbolos de poder e ostentação na sociedade colonial no Brasil. Faziam parte dos objetos de valor de família e eram elemento imprescindível nos seus testamentos e inventários./ A confecção de jóias tinha uma importante produção no século XVIII, apesar da ourivesaria religiosa ser mais significativa que a civil, com preciosos objetos de prata e pedras preciosas, como relicários, lâmpadas, ostensórios, navetas e coroas.” (1) Sobre Pedra Preciosa: “A que, encontrada em estado bruto na natureza, revela depois de lapidada grande beleza de brilho e colorido; gema. Montada em metais preciosos é usada em joalheria. Seu valor se associa à raridade de sua presença no mundo mineral.” (2) Sobre Lapidação: “Arte de trabalhar cristais e pedras preciosas talhando-os, debastando-os ou polindo-os com instrumentos apropriados de modo a valorizar-lhes o brilho e a pureza.” (3)
Referências bibliográficas/arquivísticas
(1) PESTANA, Til Costa. Catálogo do Museu do Diamante. Ed. Iphan/ Ministério da Cultura. Págs. 20-21. (2) MOUTINHO, Stella Rodrigo Octavio et alli. Dicionário de Artes Decorativas e Decoração de Interiores Ed. Nova Fronteira. Pág. 288. (3) MOUTINHO, Stella Rodrigo Octavio et alli. Dicionário de Artes Decorativas e Decoração de Interiores Ed. Nova Fronteira. Pág. 216.





