-
1318-2
Número de registro
1318
Denominação
Véu de porta-missal
Classificação
Local de produção
Data de produção
Acervo
Museu do Diamante
Procedência
Diamantina | Minas Gerais
Autor
Material/Técnica
costura | fios corte | tecido
Temas
Largura (cm)
47
Comprimento (cm)
64
Resumo descritivo
Véu [de porta-missal], de formato retangular, confeccionado em tecido brocado em tom roxo, costurado sobre tecido bege (linho). Tecido da parte frontal do objeto ornado por motivos florais, em tom roxo mais claro. Peça ornada por uma tira de tecido amarelo brilhoso, com ornatos em volutas estilizadas intercaladas por espécie de favos de mel e com frisos em tracejado nas laterais. Tira posicionada mais próxima a uma das extremidades. Peça emoldurada por friso em tecido amarelo na mesma padronagem da tira. Parte posterior em tecido liso.
Dados históricos
Dados extraídos da ficha catalográfica anterior: “Segundo o Sr. José de Paula Aguilar – antigo cidadão de Diamantina, o véu de estante é usado para cobrir a estante de madeira, onde fica o missal do dia (o véu fica sob o livro)/ O roxo é usado nos tempos do Advento, Quaresma e nas celebrações exéquias.” Sobre Missal: “Livro que contém o ritual da missa para todos os dias do ano. O nome MISSAL substituiu o de sacramentário, quando o sacrifício eucarístico recebeu o nome de missa. O atual foi editado após o Concílio do Vaticano II pelo Papa Paulo VI.” (1)
Referências bibliográficas/arquivísticas
(1) DAMASCENO, Sueli (org.). Glossário de Bens Móveis (Igrejas Mineiras). Ed. Instituto de Artes e Cultura/ UFOP. Ouro Preto, 1987. Pág. 33.





