-
642-2
-
642-3
Número de registro
642
Denominação
Porta-missal
Classificação
Local de produção
Data de produção
Acervo
Museu do Diamante
Procedência
Igreja de São Francisco | Diamantina | Minas Gerais
Autor
Temas
brasil | minas gerais | religião | século xix
Altura (cm)
22,5
Largura (cm)
20
Comprimento (cm)
31,7
Resumo descritivo
Porta-missal, de pequenas dimensões, confeccionado em madeira recortada e policromada, de recorte retilíneo e abertura em “X”. Parte inferior em tábuas menores com recorte em curvas na parte frontal, pintada em tom vermelho e com friso em tom amarelo. Parte superior composta por placa retangular para disposição da publicação, em tom azul claro, com ornato floral ao centro, circundado por volutas brancas entremeadas por estruturas triangulares, tendo ainda emolduramento com motivos fitomorfos e frisos simples nos tons preto e amarelo. Estrutura inferior com a mesma padronagem, tendo em uma das faces, pintura em marmorizado azul e branco. Apresenta fixação com tiras de metal e pregos.
Dados históricos
Sobre Porta-Missal: “Leitoril onde se coloca o missal aberto para leitura. É feito em geral em metal rendado. Na ourivesaria sacra brasileira conhecem-se belos exemplares em prata.” (1)
Referências bibliográficas/arquivísticas
(1) MOUTINHO, Stella Rodrigo Octavio et alli. Dicionário de Artes Decorativas e Decoração de Interiores. Ed. Nova Fronteira, 1999. Pág. 302.





