Número de registro
336
Denominação
Castiçal
Classificação
Local de produção
Data de produção
Acervo
Museu do Diamante
Procedência
Diamantina | Minas Gerais
Autor
Temas
Altura (cm)
11,7
Largura (cm)
16,3
Resumo descritivo
Castiçal confeccionado em metal dourado (latão) composto por arandela em formato de pires ornada por frisos simples, tendo orifício circular central para encaixe da vela. Haste cilíndrica ornada por frisos em meia-cana e estrangulamento. Base circular ornada por frisos na superfície, com aba recortada em curvas e contracurvas e apoiada sobre três pés em garra estilizada.
Dados históricos
Sobre Castiçal: “Utensílio destinado à iluminação, com bocal na parte superior, onde se coloca a vela. Feito geralmente de metal (prata, bronze, latão, estanho), pode também ser de cristal, porcelana, ágate, etc. O pé varia de acordo com a finalidade, ora baixo – tipo palmatória, ora médio – o mais freqüente, ora alto – o mais imponente; em geral tem de 16 cm a 30 cm de altura. Ao perder a aplicação prática com o advento da eletricidade, os castiçais, especialmente os de prata, tornaram-se objetos de adorno, usados com velas acesas apenas nas mesas de jantar.” (1)
Referências bibliográficas/arquivísticas
(1) MOUTINHO, Stella Rodrigo Octavio et alli. Dicionário de Artes Decorativas e Decoração de Interiores. Ed. Nova Fronteira, 1999. Pág. 80.





