-
290-2
Número de registro
290
Denominação
Colher
Classificação
Local de produção
Data de produção
Acervo
Museu do Diamante
Procedência
Diamantina | Minas Gerais
Autor
Temas
Largura (cm)
4 x 2 (concha)
Comprimento (cm)
16
Resumo descritivo
Colher confeccionada em marfim liso, composta por concha ovalada e rasa, apresentando estrutura longilínea e cabo chapado. Parte central do objeto com estrangulamento e cabo mais largo, tendo extremidade abaulada.
Dados históricos
Sobre Colher: “Utensílio doméstico que consta de uma parte côncava e de um cabo, e que se destina a comer, servir e mexer alimentos. (...) De acordo com os tempos e os costumes, as colheres variaram e se diversificaram, mas só no século XVIII se configurou a sua aplicação como talher de mesa ao lado da faca e do garfo, obedecendo a uma unidade de decoração. Nos faqueiros, elas têm dimensões e formas diferentes, segundo sua finalidade.” (1)
Referências bibliográficas/arquivísticas
Inventário dos Bens Móveis (datilografado) a cargo do artífice referência 20, Assis Alves Horta, no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 1952, cita nº de registro, quantidade, espécie, grupamento, procedência, data de entrada e valor: 240/ Uma Colher/ De marfim, medindo 0,16m/ Idem/ 1.948. No Item Idem, leia-se Antonio Coimbra. (1) MOUTINHO, Stella Rodrigo Octavio et alli. Dicionário de Artes Decorativas e Decoração de Interiores. Ed. Nova Fronteira, 1999. Pág. 93-94.





