Número de registro
286
Denominação
Licoreiro
Classificação
Local de produção
Data de produção
Acervo
Museu do Diamante
Procedência
Diamantina | Minas Gerais
Autor
Temas
Altura (cm)
21,4
Diâmetro (cm)
11,3 (base)
Resumo descritivo
Licoreiro confeccionado em cristal branco transparente, com tampa. Apresenta parte inferior bojuda e terminada em série de gomos longilíneos. Apresenta tampa lapidada em formato de “gota”, tendo a parte inferior cilíndrica para encaixe no recipiente. Gargalo em formato circular, ornado na borda por friso. Parte central do objeto ornada por dez gomos em curva. Fundo liso.
Dados históricos
Sobre Licoreiro: “Armação ou caixa equipada e disposta de modo a acondicionar uma ou mais garrafas e pequenos copos de licor. A presença do licoreiro era quase obrigatória tanto nos abastados salões da burguesia do séc. XIX quanto em modestas residências; alguns eram montados sobre bandejas de metal à maneira dos galheteiros, apresentando os copinhos e garrafas de cristal; outros eram armados dentro de caixas acharoadas ou incrustadasm de diferentes formas, e, em geral, trancadas à chave.” (1)
Referências bibliográficas/arquivísticas
Inventário dos Bens Móveis (datilografado) a cargo do artífice referência 20, Assis Alves Horta, no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 1952, cita nº de registro, quantidade, espécie, grupamento, procedência, data de entrada e valor: “154/ Uma Garrafa/ De cristal, medindo 0,30m de altura/ Ana Sampaio Rolim/ 1.944". (1) MOUTINHO, Stella Rodrigo Octavio et alli. Dicionário de Artes Decorativas e Decoração de Interiores. Ed. Nova Fronteira, 1999. Pág. 225.





