Número de registro
97
Denominação
Pote
Classificação
Local de produção
Data de produção
Acervo
Museu do Diamante
Procedência
Diamantina | Minas Gerais
Autor
Material/Técnica
Temas
brasil | minas gerais | século xix/xx | utensílios domésticos
Altura (cm)
16
Diâmetro (cm)
8,7
Circunferência (cm)
36
Resumo descritivo
Pote esculpido em pedra-sabão lisa, em tom escuro, contendo corpo em formato de esfera decorado por filetes (na parte central), com orifício na parte superior ornado por dupla de frisos. Parte inferior do objeto com estrangulamento e ornamentação marcada por frisos em meia-cana, contendo base circular com dupla de frisos. Fundo do objeto liso, com reentrância ao centro.
Dados históricos
Sobre Pedra-sabão: “Variedade de esteatita (rocha constituída basicamente de talco), de cor pardacenta, acinzentada ou esverdeada, macia e untuosa ao tato; deixa-se entalhar com facilidade. A pedra-sabão, encontrada no Brasil em Minas Gerais (Congonhas do Campo, Ouro Preto, Serro), foi usada nas esculturas arquitetônicas e na estatuária do período colonial. A eclosão do Barroco e a presença dessa pedra durante o ciclo do ouro (séc. XVIII) possibilitaram a criação de obras belíssimas, de linhas elegantes e movimentadas. O Aleijadinho e outros artistas coloniais encontraram nela a matéria ideal para suas obras.” (1)
Referências bibliográficas/arquivísticas
(1) MOUTINHO, Stella Rodrigo Octavio et alli. Dicionário de Artes Decorativas e Decoração de Interiores. Ed. Nova Fronteira, 1999. Pág. 288.





