Número de registro
1400
Denominação
Medalhão Pingente
Classificação
Local de produção
Data de produção
Acervo
Museu do Diamante
Procedência
Diamantina | Minas Gerais
Autor
Material/Técnica
metal | ourivesaria | pedra | vidro
Temas
Largura (cm)
4,5
Comprimento (cm)
7
Resumo descritivo
Medalhão pingente, de formato oval, composto por metal (ouro e prata), vidro azul e pedras (crisólitas) de diferentes tonalidades. Objeto com ornato em ouro vermelho e pedras brancas, composto por motivos fitomorfos, coração, laços e penas, sobre fundo em vidro azul escuro. Ornato central circundado por moldura com friso interno duplo, formado por crisólitas brancas, tendo o primeiro friso trinta e duas pedras e o segundo, quarenta pedras. Ornato encimado por laço em crisólitas brancas, preso por aro em metal, formado por pedra central e vinte e quatro pedras (faltando uma pedra à esquerda do laço). Parte posterior do objeto em metal prateado liso. Sem marca.
Dados históricos
Sobre Jóias: “Medalhão pingente, alfinete de gravata e abotoadura, como os objetos expostos no Museu do Diamante, foram as peças mais freqüentes de encomenda aos ourives e representavam símbolos de poder e ostentação na sociedade colonial no Brasil. Faziam parte dos objetos de valor de família e eram elemento imprescindível nos seus testamentos e inventários./ A confecção de jóias tinha uma importante produção no século XVIII, apesar da ourivesaria religiosa ser mais significativa que a civil, com preciosos objetos de prata e pedras preciosas, como relicários, lâmpadas, ostensórios, navetas e coroas.” (1) Sobre o objeto (legenda e foto): “Medalhão pingente. Prata e pedras preciosas do séc. XIX. N° Inventário 1400” (2)
Referências bibliográficas/arquivísticas
Inventário dos Bens Móveis (datilografado) a cargo do artífice referência 20, Assis Alves Horta, no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 1952, cita nº de registro, quantidade, espécie, grupamento, procedência, data de entrada e valor: 303/ Um Pedentif/ De lapis-lazuli cravejado de crisólitas, com ornatos em prata e ouro, obra de ourivesaria dos princípios do Século XIX/ Idem/ 1.952. No Item Idem, leia-se José Pires dos Santos. (1) PESTANA, Til Costa. Catálogo do Museu do Diamante. Ed. Iphan/ Ministério da Cultura. Págs. 21. (2) Catálogo do Museu do Diamante. Ed. Iphan/ Ministério da Cultura. Pág. 20.





