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Acervo digital – Museu do Diamante

Casula

  • rodrigo.freirerodrigo.freire
  • 10 de maio de 2019
  • Não identificado
Home Acervo Museológico Casula
  • 69-1
    Baixar
  • 69-2

Número de registro

69

Denominação

Casula

Classificação

12 Objetos Pessoais > 12.8 Peça de Indumentária

Local de produção

Brasil

Data de produção

Século XX

Acervo

Museu do Diamante

Procedência

Igreja de N.Sª das Mercês | Diamantina | Minas Gerais

Autor

Não identificada

Material/Técnica

carimbo | corte | costura | fio de linha | tecido | tinta

Temas

brasil | minas gerais | religião | século xx

Largura (cm)

73,5

Comprimento (cm)

109

Resumo descritivo

Casula confeccionada em tecido adamascado carmim ornada por tiras e friso em tecido brocado amarelo. Peça com gola em “V” para uso sobre a alva do celebrante. Parte inferior de recorte abaulado. Tiras de tecido brocado com ornatos em motivos florais estilizados e losangos com trama em espécie de “favos de mel”. Parte posterior da peça com a mesma padronagem da parte frontal. Parte interna forrada por tecido cru (linho), contendo dois carimbos, um em tinta preta e o outro em azul, estando o primeiro na parte superior inserido em estrutura retangular com as inscrições: “Nª S/ Das. M.”, e o segundo com coroa imperial inserida em emblema oval cercado por folhagens e volutas, com inscrições pouco legíveis, este último disposto próximo à barra da indumentária.

Marcas/Inscrições

Em carimbo retangular: “Nª S/ Das. M.”

Dados históricos

Sobre Casula “PARAMENTO litúrgico usado sobre a ALVA e a ESTOLA. É formada de duas partes unida à altura dos ombros, caindo para o peito e para as costas. Desprovida de costuras laterais, geralmente apresenta uma CRUZ bordada na face posterior. Sua cor deve ser condizente com o ciclo litúrgico.” (1) Sobre Uso e Simbolismo da Casula: “Uso. A casula é a veste superior do sacerdote na celebração da Missa. Tem sua origem na antiga paénula profana, um manto de pano sem mangas, em forma de sino ou de tenda (casula – ou casinha) que cobria todo o corpo, descendo até os tornozelos com uma abertura no meio, por onde se enfiava a cabeça...Simbolismo. O Padre, ao revertir-se com a casula, reza: “Senhor, que disseste: Meu jugo é suave e meu fardo leve, fazei, que possa bem suporta-lo para assim obter a vossa graça. Amen”. Donde o simbolismo da casula: a inocência, a caridade e o doce e suave jugo de Cristo.” (2)

Referências bibliográficas/arquivísticas

(1) DAMASCENO, Sueli (org.). Glossário de Bens Móveis (Igrejas Mineiras). Ed. Instituto de Artes e Cultura/ UFOP. Ouro Preto, 1987. Pág. 16. (2) VASCONCELOS, Irmã Maria de São João, OP. Vestes Litúrgicas e linhos do altar; corte e ornamentação. Rio de Janeiro, Agir, 1956. Pág. 88-89.

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