-
404-2
Número de registro
404
Denominação
Capacete de combate
Classificação
Local de produção
Data de produção
Acervo
Museu do Diamante
Procedência
[Rio de Janeiro]
Autor
Altura (cm)
19
Largura (cm)
23,5
Comprimento (cm)
31,5
Resumo descritivo
Capacete de combate confeccionado em metal (aço) fundido e pintado em tom verde escuro. Peça de copa ovalada, emoldurada por friso e com aba recortada na parte frontal. Nas laterais do objeto, destacam-se dois pinos cilíndricos (dispostos um de cada lado), com orifício central, além de cinco parafusos, estes dispostos simetricamente, estando dois na parte frontal, dois nas laterais e um na parte posterior. Parte interna da peça composta por faixa em metal (ferro) com pequenos orifícios e forrada em couro costurado. Nas laterais, duas estruturas fixadas por arruelas, com a parte superior recortada e vazada, para encaixe das correias (estas inexistentes), que fixam o objeto ao pescoço. Na parte interna da aba, a inscrição: “S166”.
Marcas/Inscrições
Na parte interna da aba: “S166”
Dados históricos
Sobre Capacete: “Os capacetes de aço foram reintroduzidos no uso militar na Primeira Guerra Mundial como uma forma de proteção contra estilhaços de Artilharia.” (1) Pesquisar sobre a FEB.
Referências bibliográficas/arquivísticas
Peça possivelmente doada no conjunto de peças oferecidas por um ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira (FEB), citada em relação datilografada de peças adquiridas pelo Museu do Diamante no período de 1954 a 1957 (documento datado de 31/08/1957 e assinado pelo Diretor do Museu à época, Monsenhor José Pedro Costa). (1) Catálogo do Museu Histórico Nacional. Ed. Banco Safra, 1989, pág. 231.





