-
348-2
Número de registro
348
Denominação
Aparador
Classificação
Local de produção
Data de produção
Acervo
Museu do Diamante
Procedência
Diamantina | Minas Gerais
Autor
Temas
Altura (cm)
203
Largura (cm)
125
Profundidade (cm)
58
Resumo descritivo
Aparador confeccionado em madeira escura, metal e pedra (mármore), contendo tampo retangular, duas gavetas e duas folhas de porta na parte inferior. Parte superior do móvel composta por prateleira delgada ao centro e com fundo em tábua retangular com friso interno, ladeada por estruturas abauladas e arrematada por frontão ornado por volutas e motivos fitomorfos. Na parte interna do móvel, destacam-se duas prateleiras. Cada gaveta apresenta dois puxadores em argola de metal, tendo entre as gavetas, espelho de fechadura em metal. Cada folha de porta contém um espelho de fechadura em metal.
Dados históricos
Sobre Aparador: “Designação genérica dos móveis de encostar usados em geral nas salas de refeições para depositar, apresentar e, às vezes, guardar os objetos destinados ao serviço de mesa; bufê; bufete. Até o século XVII, sendo relativamente reduzidos os utensílios para se comer e beber (vasilhas, tigelas, travessas, pratos, taças, jarros, canecas), estes eram guardados em móveis com prateleiras, os quais depois, passaram a modelos aparecem no séc. XVIII e, no séc. XIX, os aparadores fazem parte das mobílias de sala de jantar que obedecem a diferentes estilos; sua forma inspira-se em móveis de épocas passadas, com a característica de ter sempre o tampo livre para apoio do serviço a cerca de 90 cm do chão. Podem ter portas, gavetas ou prateleiras na parte inferior, e alguns, mais imponentes, têm acréscimos acima do tampo (prateleiras, armários envidraçados, espelhos); certas mobílias têm, não raro, mais de um aparador de formas e tamanhos diferentes.” (1)
Referências bibliográficas/arquivísticas
Segundo observação existente no verso da fotografia preto-e-branca do dossiê: “Guarda-louça que pertenceu ao senador Olímpio Mourão. Adquirido em dezembro de 1955”. (1) MOUTINHO, Stella Rodrigo Octavio et alli. Dicionário de Artes Decorativas e Decoração de Interiores. Ed. Nova Fronteira, 1999. Pág. 25.





