Documento
Anexos
-
1390-2
Metadados
Número de registro
1390
Denominação
Alfinete de gravata
Classificação
Local de produção
Data de produção
Acervo
Museu do Diamante
Procedência
Diamantina | [Minas Gerais]
Autor
Material/Técnica
Temas
Comprimento (cm)
6,2
Peso (kg)
1 quilate e 30/40 p g
Resumo descritivo
Alfinete de gravata, de estrutura longilínea, confeccionado em metal (ouro) e pedra preciosa (diamante). Apresenta haste delgada com extremidade pontiaguda para encaixe na gravata. Na outra extremidade, haste em curva com estrutura de garras em metal para o engate da pedra preciosa, este de formato irregular e transparência hialina.
Dados históricos
Sobre Joalheria: “Medalhão pingente, alfinete de gravata e abotoadura, como os objetos expostos no Museu do Diamante, foram as peças mais freqüentes de encomenda aos ourives e representavam símbolos de poder e ostentação na sociedade colonial no Brasil. Faziam parte dos objetos de valor de família e eram elemento imprescindível nos seus testamentos e inventários./ A confecção de jóias tinha uma importante produção no século XVIII, apesar da ourivesaria religiosa ser mais significativa que a civil, com preciosos objetos de prata e pedras preciosas, como relicários, lâmpadas, ostensórios, navetas e coroas.” (1) Sobre Pedra Preciosa: “A que, encontrada em estado bruto na natureza, revela depois de lapidada grande beleza de brilho e colorido; gema. Montada em metais preciosos é usada em joalheria. Seu valor se associa à raridade de sua presença no mundo mineral.” (2)
Referências bibliográficas/arquivísticas
(1) PESTANA, Til Costa. Catálogo do Museu do Diamante. Ed. Iphan/ Ministério da Cultura. Págs. 20-21. (2) MOUTINHO, Stella Rodrigo Octavio et alli. Dicionário de Artes Decorativas e Decoração de Interiores Ed. Nova Fronteira. Pág. 288.