-
327-2
Número de registro
327
Denominação
Aparelho de calefação
Classificação
Local de produção
Data de produção
Acervo
Museu do Diamante
Procedência
Minas Gerais
Autor
Temas
Altura (cm)
80
Largura (cm)
31
Resumo descritivo
Aparelho de calefação confeccionado em metal (ferro) pintado de preto e vidro. Peça contendo disco com orifícios na parte superior e com gancho de metal retorcido para fixação no teto. Logo abaixo, estrutura cilíndrica em vidro transparente com ornamentação em relevo composta por frisos verticais seriados intercalados por faces lisas. Em uma das faces, a inscrição (parcialmente legível): “...TION/ HEATER”, inserida em moldura oval (vidro quebrado). Vidro apoiado sobre estrutura cilíndrica de metal com ornatos em motivos fitomorfos vazados, contendo uma placa triangular em alumínio, com a inscrição: : “TRADE MARK/ REG. U.S. PAT. OFF/ 1526”. Parte inferior do objeto com pequeno bujão de gás contendo pino circular para regulagem da saída do gás. Bujão coberto por estrutura em metal (ferro), pintada de preto, apoiada sobre quatro pés em chapas abauladas, arrematados por extremidades em ponta que se apóiam sobre prato quadrado.
Marcas/Inscrições
Inserido em triângulo de metal, a inscrição: “TRADE MARK/ REG. U.S. PAT. OFF/ 1526”. No vidro: “PERFECTION OIL HEATER” (pouco legível atualmente – vidro quebrado)
Referências bibliográficas/arquivísticas
A legenda no Museu do Diamante cita: “No início do século XIX, os candeeiros de azeite, de luz amortecida, foram substituídos pelos lampiões a gás. A iluminação a gás foi inicialmente utilizada nas ruas, teatros e igrejas. Aqui temos em aparelho de calefação de 1819, e um lampião, marca Aladdin, da antiga Sé de Diamantina.”





