-
220-2
Número de registro
220
Denominação
Galheteiro
Classificação
Local de produção
Data de produção
Acervo
Museu do Diamante
Procedência
Diamantina | Minas Gerais
Autor
Temas
Altura (cm)
28,3
Largura (cm)
16,5
Profundidade (cm)
8
Resumo descritivo
Galheteiro incompleto confeccionado em metal com folha de prata, de estrutura verticalizada, composto por alça com laterais ligeiramente voltada para fora, tendo a parte superior abaulada e arrematada por pino em esfera. Nas extremidades superiores, ornamentação em arco. Parte interna do objeto ornada por dois motivos fitomorfos estilizados, tendo extremidade inferior da alça terminada em ponta, e apresentando ornatos esféricos nas extremidades. Objeto composto por haste decorada com motivos fitomorfos e quatro gomos, friso simples e ornatos em linhas sinuosas. Parte inferior do objeto com quatro anéis vazados (para encaixe das galhetas e recipientes – inexistentes), além de haste delgada que une estrutura em três discos, dois deles com frisos e quatro pés (dois em cada disco) em formato de medalhão ornado por concha estilizada. Apresenta marca do prateiro inserida em losango, disposta na parte interna dos pés: “I/9/1/Rd/o”. No fundo dos discos da parte inferior, o número de série gravado: “6157”.
Marcas/Inscrições
Na base do disco: “6157” e marca do prateiro inserida em losango, disposta na parte interna dos pés do objeto: “I/9/1/Rd/o”.
Dados históricos
Sobre Galheteiro: “Utensílio de mesa constituído de uma armação com bandeja às vezes dotada de alça, e que é feito de metal, louça, madeira, etc.; nele há lugar para as galhetas de vinagre e azeite, e, em alguns casos, para saleiro, pimenteiro, mostardeiro. As dimensões e formas prestam-se à fantasia dos estilos e do design.” (1)
Referências bibliográficas/arquivísticas
(1) MOUTINHO, Stella Rodrigo Octavio et alli. Dicionário de Artes Decorativas e Decoração de Interiores. Ed. Nova Fronteira, 1999. Pág. 164.





