Pular para o conteúdo

Memórias Garimpeiras no Distrito Diamantino

Técnicas modernas de mineração

A atividade mineradora, mais conhecida como garimpo, que teve início no século XVII e permanece até os dias atuais em uma proporção menor de atuação  passou por vários processos de transformação, modernização e mecanização dos meios de trabalho, além das técnicas tradicionais outras foram inseridas, como as dragas ou bombas, que eram utilizadas para sugar o cascalho a uma profundidade de até 30 metros.

Essa técnica de mineração foi comumente empregada nos trechos diamantíferos do Rio Jequitinhonha, que consistiu em um sistema de catas, no desmonte hidráulico e dragagem, com o uso de dragas com maior e menor potência, sendo essa última popularmente chamada de bombas de garimpo.

Após a proibição do uso de maquinário pesado para a extração e a diminuição dos veios na região do Jequitinhonha, há uma busca por retomar a  garimpagem de forma consciente, não causando danos ao meio ambiente . Essa nova perspectiva de extração ainda é insipiente, mas aponta para atitudes de preservação do meio ambiente. Veja o vídeo e se inteire sobre como se dava o processo de extração mecânica dos diamantes. São mostradas cenas da remoção dos diamantes por meio das “dragas” no leito do Rio Jequitinhonha.

Extração do ouro e dos diamantes no Rio Jequitinhonha.
  
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.