• Perspectivas de Igualdade, Diversidade e Inclusão: mostra de longa duração do Museu do Diamante

  • Voltar

Sala de Arte Sacra

Visita da E.E. Isabel Motta

O segundo módulo conduz o visitante a conhecer um pouco dos objetos de culto cristão encontrados em Diamantina. Imponentes oratórios, imagens de santos e relíquias religiosas expressam a fé e recordam as tradições que definem a cultura diamantinense.

 Sabe-se que após a chegada dos europeus em solo brasileiro, a Igreja Católica foi imposta como a religião oficial. Em Minas Gerais, por uma questão de estratégia para se garantir uma maior eficácia no impedimento do contrabando dos metais preciosos, foi-se proibido a instalação de Seminários para a formação de padres, e mosteiros e conventos para a formação de monges e freiras. Por isso, as chamadas irmandades e Ordens Terceiras que eram as responsáveis pela construção e administração das igrejas e auxílio dos fiéis. Eram importantes instituições para a sociabilidade e promoção de ações de caridade da sociedade colonial mineira.

Cada classe social e ou raça, tinham determinados santo a serem cultuados. Explorar as imagens de santos expostos no MD nos ajuda a perceber a riqueza de detalhes e variações sociais do antigo arraial do Tijuco.